quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Parceria em Extrema beneficiará produtores do Minas Leite


postado há 1 dia atrás

Produtores de leite participantes do Programa Minas Leite, em Extrema, farão parte de projeto piloto para melhorar a qualidade do rebanho leiteiro e a rentabilidade da atividade, no município. A iniciativa vai envolver parceria entre o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a prefeitura municipal. Em recente reunião, representantes destas três instituições fecharam acordo para o fornecimento gratuito de doses de sêmen de touros da raça Girolando aos atendidos pelo Minas Leite.

As doses de sêmen serão doadas pelos criadores de Girolando para os denominados "Rebanhos Colaboradores", como parte de um programa de melhoramento genético, cujo principal objetivo é identificar os animais que irão transmitir as melhores características aos seus descendentes. "O material portanto, será utilizado para inseminar fêmeas das propriedades cadastradas como Rebanho Colaborador. É uma troca que beneficia os dois lados: o produtor que cede a vaca tem a oportunidade de gerar uma boa matriz leiteira, e a Associação dos Criadores de Girolando de validar o método que usa para melhorar o rebando", explica o extensionista local e engenheiro agrônomo da Emater-MG, Hélio Farias Neto.

Sobre o porquê da escolha do público do Minas Leite para o início do projeto, o extensionista Hélio Farias garante que não há restrições a outros participantes e explica que foi apenas para facilitar o trabalho. "O Programa Minas Leite já trabalha com a organização da produção, privilegiando a gestão e qualidade. Como se trata de uma experiência nova e os produtores do Minas Leite já estão familiarizados com as anotações, optamos por iniciar o projeto assim, mas vamos agregar outros produtores", afirma.

De acordo informações da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor para produção de leite é o teste de progênie que avalia a produção de leite das filhas dele. Para a entidade, o controle leiteiro é a principal ferramenta do teste, mas para fazê-lo é necessário que alguns criadores tenham interesse em testar seus touros e outros em inseminar as matrizes do rebanho. Segundo a entidade, para que uma fêmea faça parte do rebanho colaborador do teste de progênie é necessário que o proprietário forneça os dados das progênies dos touros em teste aos técnicos do programa, durante as visitas técnicas; realize a pesagem das bezerras e bezerros ao nascer; e faça o controle leiteiro das filhas dos touros, na primeira lactação.

Por isso, quem quiser participar do projeto do Rebanho Colaborador pode entrar em contato com a Emater-MG local ou com a Assessoria de Agricultura da Prefeitura de Extrema, na avenida Nicolau Cesarino, nº 4106, Jardim Bela Vista ou por meio do telefone (35) 3435-6403. Falar com Hélio Farias (Emater-MG), Renato Resende ou Antônio Carlos Severine ( assessores da Prefeitura Municipal).

Minas Leite

O Minas Leite é um programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), executado pela Emater-MG, que busca modernizar a cadeia produtiva de leite no Estado. Para tanto, a Seapa e Emater-MG incentivam ações de organização; gestão dos recursos existentes nas propriedades leiteiras; implantação de técnicas tais como a instalação de piquetes e manejo das pastagens em sistema rotacionado; cuidados com a saúde e alimentação dos animais, além de melhoramento genético do plantel, entre outros .

As informações são da Emater de Minas Gerais, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário