quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

INCT Café reúne pesquisadores para aprimorar e integrar o melhoramento clássico e molecular do cafeeiro



dezembro 19th, 2012 by equipepec
Pesquisadores participam de reunião na sede do IAC em Campinas
Com o intuito de aprimorar e integrar o melhoramento clássico e molecular do cafeeiro, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café) realizou uma reunião com diversos pesquisadores nos últimos dias 11 e 12 de novembro, na sede do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, São Paulo.
Estiveram presentes no encontro representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Agronômico de Campinas(IAC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).
Durante o encontro, uma das propostas de investimento apresentadas e voltadas para a espécie Coffea arabica, foi feita por pesquisadores da UFLA, UFV, Epamig e Embrapa, e envolve a caracterização do germoplasma, a seleção assistida e a seleção genômica ampla.
Outra proposta oriunda do IAC, da Embrapa e do IAPAR, foi a análise da variação genômica por meio de material genético sequenciado. Já a terceira proposta de investimento, feita para a espécie Coffea canephora e idealizada pelo Incaper e pela Embrapa, consiste na seleção genômica ampla e no fingerprinting, que é uma técnica para identificação dos clones, por meio do DNA.
O coordenador do INCT Café, Mário Lúcio Vilela de Resende, ressaltou que o melhoramento genético do cafeeiro é uma das cinco grandes metas do INCT Café. Ele destacou ainda a importância da reunião e da tentativa de formação de uma rede integrada de pesquisa clássica e molecular, bem como a priorização de recursos para que esta interação possa gerar novos produtos biotecnológicos, visando fortalecer a cadeia produtiva do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário