sexta-feira, 26 de abril de 2013

Juventude comemora Dia Municipal da Periferia em Salvador



Adital

Jovens comunicadores, em parceria com outros movimentos, realizarão o Diálogos das Juventudes de Periferia (DJP) na Biblioteca Pública da Bahia, em Salvador, amanhã, 23, dia em que é instituído pelo município como o Dia da Periferia. Além disso, no dia 27 a galera promoverá intervenções artísticas urbanas em uma comunidade periférica da cidade.
Muitos desconhecem, mas o dia 23 de Abril é uma data instituída por lei como o Dia Municipal das Periferias de Salvador. Esse foi um Projeto de Lei criado pela Ex Vereadora Léo Kret, que foi votado e aprovado pela Câmara em 22 de Abril de 2009.
Os jovens do grupo Mídia Periférica acreditam que esta data deve ser um dia em que a periferia mostre que não está invisibilizada, pois há cultura sendo produzida pelos jovens de periferia, articulações estão sendo organizadas dentro das periferias e, para além disso, é que os movimentos marginalizados pelo sistema estão invadindo o centro da cidade para ocupar espaços públicos, levando entretenimento e cultura para as pessoas que circulam por esta cidade.
Serão realizadas duas atividades que nortearam o Dia da Periferia. No dia 23, terça-feira, será realizada mais uma edição do projeto Diálogos das Juventudes de Periferia, projeto que o grupo Mídia Periférica vem desenvolvendo com alguns parceiros onde seu lançamento oficial aconteceu em Brasília, na periferia de Ceilândia. O Diálogo acontecerá na Sala Luiz Orlando da Biblioteca Publica do Estado no bairro dos Barris. Com este Diálogo a expectativa é que saiam dali demandas para que os representantes do Legislativo possam levar os anseios para que no ano que vem a data 23 de Abril seja uma data onde ocorram diversas manifestações na cidade voltadas à cultura de periferias e assistência dos moradores das comunidades.
No dia 27, sábado, ocorrerá uma intervenção urbana com grafite nos muros da Rua Maria Antonieta, situada em Cajazeiras 11, no fim da tarde o MC Nouve mais alguns amigos irão animar o fim de tarde na comunidade, com Rap e o que mais rolar, parra fechar as atividades. A partir das 18h a comunidade receberá a sua primeira sessão de cinema ao ar livre, com o cine debate, a partir do filme 5x Favela – Agora por Nós Mesmo. Os debatedores serão a Fotógrafa Nara Gentil e o jovem comunicador e morador da comunidade Enderson Araújo.
Contatos: 71 9220-2546
Midiaperiferica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário