quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Médica brasileira conquista prêmio da Sociedade Americana de Endocrinologia


Médica brasileira conquista prêmio da Sociedade Americana de Endocrinologia

A médica brasiliense Valéria Guimarães tem dedicado os últimos 20 anos de sua carreira à conscientização sobre a questão da obesidade e discussões no campo da endocrinologia. O reconhecimento veio agora, com a escolha de Valéria para o prêmio Laureate Award Winners, concedido pela Sociedade Americana de Endocrinologia.
Valéria foi a vencedora na categoria “Outstanding Public Service Award” (Prêmio por Serviço Público Extraordinário), oferecido a especialistas que demonstrem dedicação à conscientização pública ou ao serviço público, em apoio ao campo da endocrinologia e dos pacientes que sofrem de doenças endócrinas. É a primeira brasileira a vencer nessa categoria.
Mas a trajetória de Valéria começou muito antes, quando ela se formou em Medicina pela Universidade de Uberlândia, em 1987. De lá, fez residência em São Paulo e seguiu para os Estados Unidos para completar a formação em Endocrinologia. Em 1997, ela voltou a Brasília e começou a perceber a falta de informação dos pacientes sobre questões ligadas à obesidade e, sobretudo, às doenças da tireoide. “Naquela época, o conhecimento era pouco. Algumas pessoas achavam inclusive que tireoide era uma doença e não uma glândula que todos possuímos e que pode causar doenças em pessoas de todas as idades”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário