quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ações brasileiras de segurança alimentar e nutricional serão apresentadas em Milão nesta quinta (4)


03/06/2015 19:35
Na Itália, secretário Arnoldo de Campos participa também de encontros com organizações para discutir parcerias de fortalecimento da agricultura familiar e de promoção da alimentação saudável

Brasília, 3 – A alimentação assegurada como direito constitucional, os marcos legais, planos e políticas de segurança alimentar, o salto em investimentos na área e a retomada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) são alguns dos avanços que contribuíram para a superação da fome no Brasil. A experiência brasileira será apresentada, nesta quinta-feira (4), pelo secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, no Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento – Edição Especial “Brasil: Superar a Fome é Possível”. O encontro será realizado no Pavilhão Brasil, na Expo Milão 2015, na Itália.

A governança, a transparência e a participação da sociedade, com a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), já tinham sido citadas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 2014, como um dos fatores que contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome. O relatório apontou que menos de 5% da população brasileira está em situação de insegurança alimentar.

Segundo a FAO, a maior oferta de alimentos, o aumento da renda dos mais pobres, o Programa Bolsa Família e a merenda escolar - que beneficia 43 milhões de crianças e jovens diariamente – também foram fundamentais para atingir o resultado.

De acordo com Arnoldo de Campos, a intersetorialidade conquistada com as ações de segurança alimentar e nutricional é um grande resultado para o governo e para a população. “A articulação dessas políticas públicas têm gerado uma mudança significativa para a vida dessas famílias”, disse. Para ele, o pacto federativo construído com o Plano Brasil Sem Miséria também foi essencial para a superação da fome.

Com o objetivo de compartilhar e replicar a experiência brasileira de fortalecimento da agricultura familiar com ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que possibilitaram uma maior disponibilidade de alimentos, Arnoldo de Campos se reúne com a diretora de Desenvolvimento Humano do Departamento pelo Desenvolvimento Internacional (DFID), Jane Edmondson, após a apresentação no seminário internacional.

Próximos passos – Superada a fome como problema estrutural, o governo brasileiro enfrenta novos desafios para assegurar uma alimentação adequada e saudável para a população. A qualidade dos alimentos que chegam à mesa da população e o combate ao sobrepeso e à obesidade (decorrentes da má alimentação) estão na agenda prioritária do país.

Por isso, também nesta quinta (4), o secretário Arnoldo de Campos se reúne com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e o presidente do movimento Slow Food, Carlos Petrini. No encontro, serão propostas parcerias para a valorização da alimentação saudável por meio da gastronomia local. O secretário irá apresentar também duas importantes publicações produzidas recentemente pelo Brasil que dão visibilidade ao tema: o Guia Alimentar para a População Brasileira e o livro Alimentos Regionais Brasileiros.

“Estamos vencendo a guerra contra a fome, nossa população está tendo cada vez mais acesso à alimentação. Mas agora temos outra batalha: garantir o acesso da população a alimentos de qualidade, frescos e com alto teor nutricional”, ressaltou Campos.

Seminário – Nesta quarta-feira (3), o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, relatou a trajetória e a evolução das políticas sociais com o Bolsa Família e o Plano Brasil Sem Miséria. Ele também ressaltou a importância do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para mapear a pobreza no país. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa do seminário nesta quinta (4).

Promovido pelo MDS, com o apoio do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o encontro internacional é voltado para representantes de governo interessados em conhecer as políticas de desenvolvimento social do país.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário