quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Agricultura familiar segue tendências


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quarta-feira, 2 Setembro, 2015 - 15:00
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ Ascom MDA
A Agroindústria Bini vendeu 1,6 mil quilos de embutidos, desses os produtos saudáveis responderam por 50%.
Integral, zero açúcar, baixo teor de gordura, sem glúten, conservantes ou lactose. Se você pensa que essa tendência é apenas de produtos industrializados, nas prateleiras dos grandes supermercados, está enganado. As agroindústrias presentes na Expointer mostram que a agricultura familiar também está atenta às mudanças alimentares dos consumidores. 
É assim com a Marco 50. O casal João e Ivana Hartz, de 51 e 52 anos, respectivamente, apostou na produção de alimentos saudáveis. “Começamos com a barrinha de cereais. Já entramos com um produto diferente no mercado, porque é uma barrinha assada, mais crocante. Hoje nós temos uma linha até grande, tudo feito por nós dois”, contou João. 
Além da barrinha, na lista de produtos produzidos pelo casal estão alfajores, biscoitos doces e salgados integrais e broa de milho diet. Outro diferencial da agroindústria é a quantidade de produto embalado, tudo em pequenas porções. “Eu até poderia colocar uma grande quantidade, para as pessoas comerem mais. Mas preferimos as pequenas porções porque aquele lanchinho já é suficiente. É mais que necessário para uma refeiçãozinha”, explicou o produtor.
A opção pela alimentação saudável começou na própria casa da família depois que um diagnóstico ruim chegou para João. “Eu precisei fazer uma reeducação alimentar quando tive um diagnóstico de diabetes. Então pensei: ‘porque a gente não alia as duas coisas: Levar saúde para as pessoas e gerar renda para a nossa família’? Essa foi a ideia de começarmos o empreendimento”, afirmou. 
Outra grande ideia também motivou o casal Vanderlei e Solange Bini, 44 e 41 anos, respectivamente, a elaborar um produto mais saudável. “Pensamos em fazer um salame sem gordura, porque o outro todo mundo tem. Para isso, usamos uma das carnes mais magras do porco que é o pernil. Abrimos e limpamos a peça, depois temperamos e defumamos”, descreveu Solange.
Há três anos, o salame sem gordura, produzido no município gaúcho de Não Me Toque, está presente no Pavilhão da Agricultura Familiar. “Nós temos que seguir essa tendência de sem gordura, menos sal e pimenta, pois as pessoas estão procurando alimentos mais equilibrados”, reforçou a agricultora. A diferença entre os dois salames é de R$ 5,00. Em 2014, a Agroindústria Bini vendeu 1,6 mil quilos de embutidos, desses os produtos saudáveis responderam por 50%.  
E não fica só por isso. No Pavilhão da Agricultura Familiar há queijos fabricados com iogurte, que substitui o fermento químico; biscoitos sem glúten; molho de tomate e catchup orgânicos; melado e açúcar mascavo orgânicos; massas integrais; e iogurtes sem conservantes. Quer conferir? O pavilhão está aberto até o próximo dia 6.
A consumidora Ana Maria da Silva, 66 anos, aprovou a diversificação da agricultura familiar. "Eu dou muito valor a isso. Acho que é importante esse caminho que está sendo tomado até por conta das doenças. Em tudo na vida temos que chegar a um equilíbrio", disse.
Movimentação
Na terça-feira (1º), quase 200 mil pessoas passaram pelos os portões da 38ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Nesse dia, a agricultura familiar comercializou R$ 154 mil. Ao todo, em quatro dias de evento, foram vendidos no pavilhão R$ 744.863,47 – mais de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. 
Serviço
38ª Expointer e 17º Pavilhão da Agricultura Familiar
Data: 29 de agosto a 6 de setembro de 2015
Horário: 8h às 20h30
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio (RS)
Ingressos: R$ 13,00 (pedestres) e R$ 6,00 (idosos e estudantes)
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
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