segunda-feira, 1 de abril de 2013

Inaugurações de shoppings vão bater recorde em 2013



27/03/2013
Segundo o IBOPE Inteligência, serão lançados 64 empreendimentos em todo o Brasil
THINKSTOCK
​Ao todo, serão lançados novos 64 shoppings no país.
​O cenário econômico no país continua favorável à expansão do setor de shopping center. O aumento da renda e da capacidade de consumo das famílias brasileiras, aliado à diversidade de linhas de crédito, levarão o setor a bater um recorde neste ano. De acordo com o Cadastro de Shopping Center, base de dados do IBOPE Inteligência, 2013 terá o maior número de inaugurações de shoppings da história do Brasil, com o lançamento de 64 empreendimentos.

Mais da metade deles abrirá as portas em cidades do Sudeste: 35. O Nordeste vai abrigar 12 novos empreendimentos previstos para este ano, enquanto a região Sul receberá seis, mesma quantidade esperada para a região Norte. O Centro-Oeste deve abrigar a menor quantidade: cinco.

Dos novos shoppings previstos para os próximos anos, 44 (39%) serão inaugurados em 38 municípios que ainda não possuem esse tipo de empreendimento. Novamente as cidades do Sudeste lideram, com 19 inaugurações, enquanto no Norte serão nove, no Sul sete, no Nordeste seis e no Centro-Oeste três.

Os novos shoppings vão se juntar aos atuais 423 centros comerciais em operação no país. Desses, 224 estão localizados no Sudeste, 77 no Sul, 60 no Nordeste, 43 no Centro-Oeste e 19 no Norte. Até o final de 2014, a previsão é que o Sudeste alcance 286 empreendimentos, o Sul 89, o Nordeste 80, o Centro-Oeste 51 e o Norte 31.

Consumo
A expansão recorde, consequentemente, vai beneficiar os varejistas. Segundo o IBOPE Inteligência, o consumo dos principais grupos de produtos comercializados em shoppings deve alcançar R$ 532,5 bilhões neste ano. Só a região Sudeste representa R$ 283,91 bilhões do total, seguida da região Sul, com R$ 88,95 bilhões, e do Nordeste, com R$ 83,45 bilhões.

Sobre a pesquisa

Cadastro de Shopping Center é uma base de dados de cálculos relacionados aos shopping centers em operação ou em construção no Brasil. Além das informações gerais dos shoppings e dados demográficos das áreas de influência, também segmenta o potencial de consumo para varejistas de diversos ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário