Cerca de 250 atletas de 10 grupos de convivência participam de provas cooperativas e adaptadas
As provas da Olimpíada da Terceira Idade vão acontecer na praça esportiva da ESFA (foto) |
Assessoria PMST
Com informações de Bruno Lyra
Atletas de mais de 90 anos encaram as provas das Olimpíadas da Terceira Idade de Santa Teresa, que está entre as cidades capixabas com a maior expectativa de vida.
Neste sábado (16) nonos e nonas da primeira cidade do país formada por imigrantes italianos vão mostrar o quanto a dobradinha saúde/atividade física é eficiente.
Das 7h e 30 às 13hs, acontece a IV Olimpíada da Terceira Idade de Santa Teresa. Cerca de 250 atletas com idades entre 50 e 91 anos devem participar do evento, que será na praça de esportes da Escola São Francisco de Assis (Esfa).
Os participantes fazem parte dos 10 grupos de convivência que existem no município desde 1997. “São jogo cooperativos, com as modalidades adaptadas para os idosos. Atletismo, vôlei, arremesso no basquete, disputa de pênaltis no futebol, boliche, gincanas e caça ao tesouro. Tem também jogos de mesa, damas, pega-varetas e baralho”, enumerou a coordenadora do Serviço Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, Mariana Pozzatti.
Segundo a coordenadora, a Olimpíada é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Esfa que, além das instalações, cede estudantes de educação física que atuam como monitores durante os jogos.
“É um evento que aproxima, cria um clima de integração e convivência entre os idosos”, completou.
A coordenadora informou ainda que o evento deste sábado, servirá para selecionar os atletas que vão integrar a delegação teresense nos jogos estaduais, previstos para julho, mas ainda sem dia definido. Neste evento há o suporte da Secretaria Municipal de Esportes, que viabiliza transporte e uniforme.
Mais festas da "melhor idade"
E os idosos de Santa Teresa não param. Já neste domingo (17) os grupos de convivência vão se encontrar na localidade de 25 de julho para comemorar os 11 anos do grupo São Miguel, que representa a comunidade local.
“Vai ter música para quem gosta de dançar e guloseimas preparadas pelo grupo anfitrião. A festa vai ser no pátio da igreja da comunidade”, informou.
A turma é mesmo de fôlego. No dia 23 de junho é a Tarde de Caldos em Várzea Alegre. “O grupo local vai oferecer os caldos. Os de fora vão levar torradas, pães e bebidas. Lá vão acontecer jogos, danças e brincadeiras”, frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário