“Fizemos essa atividade com os produtores, técnicos do Incaper, da Secretaria municipal de Venda Nova do Imigrante e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater – MG) e Ceasa Minas visando melhorar a produção, abrir novas frentes de comercialização e com isso melhorar a qualidade de vida e remuneração do produtor rural e de sua família”, apontou Evaldo de Paula, técnico do escritório do Incaper de Venda Nova.
O produtor Ivan Caliman esteve na caravana aproveitou para colher informações dos produtores de Belo Monte. “São conhecimentos que podem contribuir para a melhoria da qualidade da produção e orientações para aprimorar a condução da lavoura”, afirmou.
Características da tangerina Ponkan
As tangerinas constituem o segundo grupo de frutos cítricos mais importantes na citricultura mundial, ocupando a maior faixa de adaptação climática entre os citros cultivados, uma vez que são plantas igualmente tolerantes a níveis altos e baixos de temperatura ambiente.
A “Ponkan”, entre as tangerinas mais exploradas, é caracterizada por ter frutos pouco suculentos, grandes, de forma globosa e moderadamente achatada. Possui casca meio fina e pouco aderente (possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo), polpa alaranjada e macia, poucas sementes e sabor e odor suaves. A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.
A maturação dos frutos é de precoce a meia-estação, ocorrendo entre os meses de abril a junho. As características de qualidade dos frutos cítricos, e em especial a Ponkan, são de extrema importância para uma boa comercialização. Os atributos de qualidade dos produtos dizem respeito a sua aparência, sabor e odor, textura, valor nutritivo e segurança.
Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Eduardo Brinco comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210 Twitter: @incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário