terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FSM 2013: Organizações se mobilizam nas etapas preparatórias Organizações, movimentos sociais e pessoas de qualquer país, interessadas em participar



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Organizações, movimentos sociais e pessoas de qualquer país, interessadas em participar do Fórum Social Mundial (FSM) 2013, que acontecerá de 26 a 30 de março na Tunísia, já podem acompanhar os preparativos e toda a mobilização pelo site do evento: http://www.fsm2013.org/es.
Até sábado (15) as organizações de todas as partes do planeta puderam sugerir atividades como debates e seminários, para o evento. Essas atividades, com o contato dos proponentes, podem ser consultadas neste link. Desde ontem (16) está aberta a fase de reagrupação das atividades que acontecem na Tunísia. Essa fase, que permitirá o intercâmbio de experiências e a construção de campanhas e ações em nível mundial, segue até o final de janeiro.
A partir de 15 de janeiro e até 1º de fevereiro estará aberta a etapa de registro das atividades no site, quando se devem indicar todas as demandas necessárias para a realização da ação, como data, espaço, ferramentas, etc.
Para organizar essa grande mobilização social mundial, o FSM conta com oito comissões: mobilização, comunicação, conteúdo e metodologia, logística, finanças, mulheres, cultura e jovens. Os/as interessados/as em fazer parte das comissões devem se inscrever no mailing list, receber a convocatória e os resumos das reuniões, e participar das discussões online. Essas informações estão disponíveis em:http://www.fsm2013.org/commissions ou mailman@lists.fsm2013.org.
FSM 2013
O Fórum Social Mundial 2013 será realizado de 26 a 30 de março na Tunísia, país localizado na África do Norte, e terá entre os eixos temáticos assuntos como: "Por um aprofundamento radical dos processos revolucionários e da descolonização no sul e no norte”; "Por um mundo sem hegemonias nem dominações imperialistas”; "Por uma sociedade humana fundada sobre os princípios e os valores da dignidade, da diversidade, da justiça e da igualdade entre todos os seres humanos”; "Pela construção de processos democráticos de integração e de união entre os povos”; "Pela construção de alternativas ao capitalismo e a mundialização”, entre outros.
Surgido em 2001, em Porto Alegre, Brasil, o Fórum Social Mundial se caracteriza por ser um espaço plural, diverso e democrático de debates para a construção de alternativas para as políticas neoliberais. A ideia é articular movimentos sociais, redes, ONGs e demais organizações da sociedade civil mundial, "que se opõem ao neoliberalismo e à dominação do mundo pelo capital e por toda forma de imperialismo” para trocar experiências e "construir outro mundo através de ações concretas, sem pretender encarnar uma instância representativa da sociedade civil mundial”.
Para mais informações, acesse um destes canais:
Site oficial do Fórum Social Mundial 2013: http://www.fsm2013.org/es
Página do Fórum no facebook:https://www.facebook.com/fsmtunis2013
Diário da Caravana do Fórum Social Mundial 2013:http://www.fsm2013.org/caravane_fsm

Nenhum comentário:

Postar um comentário