terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Jovens indígenas se comprometem em fortalecer articulação de base e proteger direitos da Mãe Terra
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
De 10 a 13 de dezembro foi realizada na Comunidade Mojondita Avelino Dávila da região de Otavalo, província de Imbabura, Equador, as Jornadas de Intercâmbio de Experiências dos Jovens Indígenas da Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI). O objetivo foi refletir sobre a situação atual dos povos indígenas na região andina a partir do olhar dos/as meninos/as e jovensindígenas.
Durante o evento, os/as sessenta jovens indígenas andinos trocaram experiências de organização, formação, demandas, e elaboraram as diretrizes para a V Cúpula Continental dos Povos Indígenas e o Segundo Encontro Continental de crianças e jovens.
Entre as conclusões do encontro se destaca o comprometimento dos/as participantes em trabalhar no fortalecimento da interculturalidade para a proteção dos direitos humanos e dos direitos da Mãe Terra. Além de fortalecer sua articulação desde suas organizações de base.
Os e as jovens indígenas das organizações integrantes da CAOI também acordaram em fortalecer o sistema de vida comunitário e a livre autodeterminação dos povos, reivindicando a espiritualidade com base às suas cosmovisões, tradições culturais e vivencias.
As jornadas incluíram o trabalho comunitário, como uma forma de reafirmar sua identidade sustentada no diálogo e na harmonia com a Mãe Terra. Neste sentido, a consolidação do modelo econômico comunitário frente aos impactos e as ameaças das atividades extrativas como a mineração e os megaprojetos como as hidroelétricas, foi outro ponto destacado.
As conclusões dos jovens indígenas foram levadas ao Conselho Diretivo da CAOI, que as incorporou em seu Plano Operativo para o período 2013-2014.
Com informações de CAOI

Nenhum comentário:

Postar um comentário