terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Relatório da Comissão Europeia diz que cotas estão cada vez mais irrelevantes e prevê cenário positivo para o setor de lácteos



postado há 1 dia atrás

As previsões de médio e longo prazo para o setor de lácteos são favoráveis, acompanhando o crescimento populacional e o apetite por dietas ocidentalizadas nas economias emergentes. Isso, entretanto, não previne as flutuações de mercado de curto prazo, de acordo com um novo relatório da Comissão Europeia divulgado dia 10 de dezembro.

A evolução da produção de leite versus cotas de produção na UE e a tendência de baixa nos preços da cota mostram que as mudanças após a remoção do sistema de cotas do bloco europeu ocorrerão de forma suave, segundo a Comissão Europeia. Isso porque na vasta maioria dos Estados Membros da UE, as cotas não são mais relevantes para limitar a produção e o preço da cota (pago pelos que excedem seu limite) já chegou a zero ou está próximo a isso.

Ano após ano, as cotas de produção de leite estão se tornando cada vez menos relevantes, já que a produção real está ficando abaixo dos tetos na maioria dos Estados Membros. No ano de 2010-11, somente cinco Estados Membros excederam sua cota de produção, embora a produção total na UE tenha ficado 6% menor que a cota. De acordo com as notificações recebidas pelos Estados Membros, o ano de 2011-12 deverá terminar com uma produção aproximadamente 4,7% menor e somente seis países excederão suas cotas. O número de Estados Membros que excedem suas cotas continua limitado e a produção excedente representa menos de 0,2% de todo o leite produzido.

Com as cotas de produção de leite se tornando cada vez menos relevantes, a oferta de leite na
UE pode responder melhor às oportunidades de mercado, a resposta dos produtores aos sinais de preços será menos distorcida e ganhos de eficiência podem ser obtidos através de reestruturação.

A Comissão Europeia acha que não é necessária mudança no atual sistema, que vem garantindo segurança aos produtores de leite europeus desde 2008 e está fornecendo eficiência em garantir uma eliminação progressiva rumo a um ambiente livre de cotas de produção.

Fonte: Comissão Europeia.

Algumas preocupações estão sendo levantadas em áreas rurais onde a produção de leite está tendo um papel central. A inclusão do setor de leite no chamado "novos desafios" dentro da Política Agrícola Comum (PAC) está dando mais suporte aos produtores de leite em preparação ao fim das cotas. As reformas propostas da PAC contêm instrumentos que podem mitigar os impactos potenciais. Além disso, a Comissão especialistas que farão análises sobre os futuros desenvolvimentos no setor leiteiro a partir de 2015 e reportará ao Parlamento Europeu e ao Conselho em 30 de junho de 2014 quais serão as provisões do Milk Package, avaliando, em particular, os efeitos sobre os produtores de leite e sobre a produção de leite.

O relatório completo pode ser acessado (em inglês) clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário