Foto ilustrativa: Arquivo/ Café Editora
O ano de 2014 fechará com um balanço positivo para a cafeicultura colombiana. Assim mostram os bons preços internacionais, o maior valor do dólar e o volume de produção registrado até agora. Com essas boas notícias inicia-se o LXXX Congresso Nacional de Cafeicultores, máxima instância deliberativa do setor, que se reúne de 3 a 5 de dezembro e que contará com a participação de 90 delegados cafeeiros de 15 departamentos e cujo tema central será a definição do novo plano estratégico da cafeicultura.
De acordo com a evolução positiva do preço doméstico de café, que está acima dos 800 mil pesos (US$ 350,73) por carga durante os últimos dias, estima-se que ao fechamento de 2014, o valor da colheita cafeeira supere os 5,5 bilhões de pesos (US$ 2,41 milhões), o que se traduz em uma importante fonte de recursos que dinamizam as economias regionais de 590 municípios.
No que se refere à colheita registrada de café na Colômbia, terceiro produtor mundial e o maior produtor mundial de café suave arábica lavado, cresceu em 14% nos últimos doze meses (dezembro de 2013 a novembro de 2014) e ficou em 12, 2 milhões de sacas de 60 quilos, frente à 10,7 milhões colhidas no mesmo período do ano anterior.
De acordo com os dados observados, a produtividade média da cafeicultura colombiana superou 15,2 sacas de 60 quilos de verde por hectare, indicador que fica como o terceiro mais alto dos últimos 14 anos, depois de 16,3 em 2007 e 15,3 em 2006. Reflete-se assim o esforço dos cafeicultores e da Federação por converter o parque produtivo colombiano nos últimos anos, durante os quais se renovaram cerca de 3,2 bilhões de plantas. Igualmente, entre janeiro e novembro desse ano, a produção cafeeira superou as 11 milhões de sacas, frente às 9,8 milhões de sacas do mesmo período do ano anterior.
A produção em novembro, por sua vez, foi de 1,1 milhão de sacas, nível similar ao do mesmo período do ano anterior.
Exportações
Assim como na produção, as exportações de café da Colômbia também reportam uma alta significativa. Nos últimos doze meses (dezembro de 2013 a novembro de 2014), as exportações de café da Colômbia superaram as 10,9 milhões de sacas, 15% a mais que as registradas no mesmo período do ano anterior, quando foram de 9,5 milhões de sacas.
Por sua vez, no corrido do ano (janeiro a novembro), as exportações alcançaram 9,9 milhões de sacas, 14% a mais que as 8,7 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior.
Em novembro, as exportações de café da Colômbia foram de 1,02 milhão de sacas, uma leve diminuição de 3% com relação às 1,05 milhão exportadas em novembro de 2013.
Os dados são do http://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin
Nenhum comentário:
Postar um comentário