quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Consumo político é tema da revista Ideias na Mesa


02/12/2014 13:10
Publicação discute como ato de escolher os alimentos
 pode contribuir para ampliar a produção de alimentos 
saudáveis do ponto de vista social, econômico e ambiental

Brasília, 2 – Comprar em feiras orgânicas ou agroecológicas,
 verificar a procedência e conhecer o agricultor familiar que 
produz os alimentos são algumas mudanças de comportamento
que estão, cada vez mais, tornando-se movimentos coletivos em 
várias regiões do Brasil e do mundo. Aquarta edição da revista 
Ideias na Mesa – veículo voltado para discutir temas de educação 
alimentar e nutricional – debate esse modelo político de aquisição
 de alimentos saudáveis como forma de exercer a cidadania.

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 
do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),
 Arnoldo de Campos, a nova prática estabelece relações mais justas
 e mais sustentáveis dentro dos processos produtivos e de comercialização.
 “Da mesma forma que a produção de alimentos determina o consumo, 
a escolha do que comemos também determina o que é produzido e a
 maneira como é produzido”, destaca o secretário.

“A ampliação do contato entre quem consome e quem planta é um ponto-chave
 para a estruturação de sistemas alimentares locais sustentáveis. Também 
contribui para o desenvolvimento e para a valorização das identidades 
culturais que se manifestam por meio da gastronomia e dos hábitos alimentares”, afirma.

A matéria de capa da publicação mostra como o consumo como ato político 
vem ganhando adeptos na sociedade brasileira. As experiências de boas 
práticas do Grupo de Consumo Rural Urbano de Diadema (SP) e do Mercado
 Popular de São Gabriel da Palha (ES) são apresentadas como exemplos desse
 movimento.

Além disso, experiências compartilhadas na rede Ideias na Mesa demostram 
como ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas em Ananindeua
 (PA), São Bernardo dos Campos (SP), Vicentina (MS), Coruripe (AL) e
 Curitiba (PR) podem incentivar o consumo consciente por meio do 
aproveitamento integral dos alimentos e da valorização dos sistemas
 alimentares sustentáveis, como o agroecológico, e da cultura alimentar regional.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado para a compra
 de alimentos da agricultura familiar para entidades da rede 
socioassistencial, e a campanha Brasil Orgânico e Sustentável,
 que incentiva o consumo de alimentos orgânicos, são exemplos
 de ações do governo federal que pretendem estimular o consumo
 saudável pelas famílias brasileiras.

A edição da revista também traz entrevista com a nutricionista e
 pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo, Elaine
 Azevedo, que revela como a escolha consciente ou consumo 
político repercute na vida das pessoas. 

A Revista Ideias na Mesa é uma publicação periódica da rede 
virtual Ideias na Mesa, fruto da parceria entre o Ministério do
 Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o 
Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN-UnB).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

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