quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Hospital abre chamada pública para compra de produtos da agricultura familiar no RS

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quinta-feira, 4 Dezembro, 2014 - 16:30
Foto: Eduardo Aigner/MDA
Associações e cooperativas de agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e grupo de mulheres poderão vender seus produtos para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul. O Grupo abriu uma chamada pública para a aquisição de 27 produtos vegetais higienizados da agricultura familiar. Os interessados em participar do edital devem enviar as propostas pela internet até às 12h do dia 15 de dezembro.
Segundo o Coordenador de Compras e Planejamento do GHC, Ederich Herbert Zinner, os produtos deverão ser descascados, embalados e resfriados para chegar aos hospitais prontos para o preparo. “Nós sabemos que estamos adquirindo produtos com maior qualidade e, assim, valorizando efetivamente a agricultura familiar. O hospital tem a preocupação de ter a questão social atrelada à questão dos alimentos”, explica.
Alimentos higienizados que serão adquiridos: aipim, alface, alho macho, batata doce, batata inglesa em cubos/palito/palha/rodelas, batata inglesa inteira, beterraba em cubos/palito/palha/rodelas, brócolis, cebola inteira, cebola em cubos/rodelas, cenoura em cubos/palito/palha/rodelas, cenoura inteira, chicória, chuchu em cubos/palito/palha/rodelas, chuchu inteiro, couve chinesa, couve flor, couve verde, espinafre, moranga cabotiá para caramelar, moranga vermelha em cubos, moranga vermelha higienizada, rúcula, tempero verde higienizado, vagem inteira e vagem em cubos.
O Grupo Hospitalar Conceição é a maior rede pública de atendimento no Sul do País com leitos 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). É vinculado ao Ministério da Saúde e formado por quatro hospitais, uma Unidade Pronto Atendimento (UPA), 12 postos de saúde, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e um Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde. Atende a população de Porto Alegre, do entorno e dos municípios do interior do Rio Grande do Sul.
PAA
A aquisição é baseada no modelo de Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, que tem como objetivo promover o acesso à alimentação às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
A compra institucional possibilita que estados, municípios e órgãos federais da administração direta e indireta comprem alimentos, por meio de chamadas públicas com dispensa de licitação, com seus próprios recursos financeiros.
Mais informações sobre a Chamada Pública na Gerência de Materiais do GHC, no horário de 8h às 12h e de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, em Porto Alegre. Ou pelo e-mail grodrigo@ghc.com.br e pelos telefones (51) 3357-2519 e (51) 3357-2515.

>> Ouça aqui o áudio da matéria.

Talita Viana de Freitas
Ascom/MDA
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