terça-feira, 25 Agosto, 2015 - 11:45
Ter documentos básicos ainda é o sonho de muita gente. Sem eles não se pode matricular em uma escola e nem votar. Também não é possível acessar as políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal. Mas esse sonho já começou a se tornar realidade para mulheres do Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia. De 24 de agosto a 05 de setembro, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, deve atender mais de mil mulheres nesses estados.
O ônibus Expresso Cidadã vai visitar várias localidades e dar a oportunidade às agricultoras familiares, ribeirinhas, indígenas e assentadas da reforma agrária retirarem seus documentos. Homens e crianças também podem participar da ação.
Nos mutirões, serão emitidos CPF, primeiras e segundas vias de registro de nascimento, cédula de identidade e carteira de trabalho. Também serão oferecidos serviços de cópias de documentos, além de palestras e informações sobre políticas públicas federais e saúde. Todo atendimento é de graça.
De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe, o programa é essencial para que as trabalhadoras rurais possam melhorar a produção. “É o primeiro passo da rota de inclusão das mulheres para que elas venham acessar as políticas públicas, créditos, assistências técnicas. Todo um conjunto de programas e políticas disponíveis para o campo”, explica.
Atendimentos na Região Norte
Atendimentos na Região Norte
O programa foi criado em 2004. De lá pra cá, mais de 250 mil documentos foram emitidos na Região Norte. Foram realizados 593 mutirões em 316 municípios. A ação já contemplou mais de 250 mil mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário