quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

EUA: Seca piora e as perspectivas não são boas para o inverno americano



postado há 1 dia atrás

A seca está piorando na região central dos Estados Unidos à medida que o inverno americano começa, ameaçando devastar a colheita de trigo e gerar mais dificuldades aos produtores rurais que já vêm enfrentando condições de seca há um bom tempo. Embora as condições tenham começado a melhorar no começo de novembro, voltaram a piorar no fechamento do mês à medida que as temperaturas acima do normal e as precipitações abaixo do normal foram uma combinação ruim em muitas regiões, de acordo com o Drought Monitor. As previsões para os próximos dias mostram pouco ou nenhum alívio e os especialistas em clima estão prevendo um inverno mais seco que a média em grande parte da região central dos Estados Unidos.



A região de High Plains, que inclui importantes estados agrícolas de Nebraska, Dakota do Sul e Kansas, é a mais afetada. Nessa região, quase 58% da área está em seca extrema ou excepcional, as piores categorias de seca. Uma semana antes, esse valor era de 55,94%.

Nebraska é de longe o Estado mais seco dos Estados Unidos. Cem por cento do Estado está em seca severa, sendo 77,46% do Estado em seca "excepcional" - o pior nível, de acordo com o Drought Monitor.

No total, aproximadamente 62,65% dos Estados Unidos estavam pelo menos em seca "moderada" até 27 de novembro. A porção do país sob seca "extrema" ou "excepcional" - as duas piores classificações - aumentou de 19,04% para 20,12%.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse na semana passada que o rendimento rural do país cairá em 3% nesse ano devido em parte aos efeitos da pior seca em meio século. Até agora, as seguradoras agrícolas pagaram US$ 6,3 bilhões sobre prejuízos nesse ano, disse o USDA. Alguns analistas disseram que a seca persistente no Cinturão Agrícola levará a indenizações de US$ 20 bilhões.

Após as perdas agrícolas em 2012, mais perdas são esperadas para 2013 se a umidade do solo não melhorar. O USDA disse na semana passada que a condição da colheita de inverno de trigo caiu para o pior nível no final de novembro, com somente 33% da nova colheita classificada como boa ou excelente, e 26% classificada como ruim a muito ruim. Em Dakota do Sul, 64% da colheita foi classificada como ruim a muito ruim; e pelo menos 40% da colheita de trigo em Texas, Nebraska e Oklahoma também foram classificadas como ruins ou muito ruins. No Kansas, 25% da colheita foram classificadas como ruins ou muito ruins.

Embora possam haver chuvas fracas no Mississippi Valley e possivelmente no sul do Texas nos próximos dias, as condições quentes e secas deverão permanecer no restante do país, disse o Drought Monitor.

A reportagem é do Thomson Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário