sábado, 1 de dezembro de 2012

#YoSoy132 se mobiliza em vários pontos do país para protestar contra presidente eleito



 
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Apesar de já terem se passado quatro meses das eleições presidenciais do México, que elegeu Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), à presidência do país, o movimento juvenil #YoSoy132 ainda protesta contra a chamada "imposição" priísta. Nesta sexta-feira (30), o movimento central convoca suas células a realizarem mobilizações em todo o país com ações de rechaço ao presidente eleito.A mobilização começa na tarde de hoje em Acampada Revolución (Monumento à Revolução), na Cidade do México, para então partir, amanhã (1º), rumo à Câmara dos Deputados - Palácio Legislativo de San Lázaro, com a ação denominada #OcupaSanLazaro. Outras atividades ocorrerão em outras localidades impulsionadas pelos lemas #MexicoNoTienePresidente e "o dia em que o povo toma o poder" #1D.
Em Puebla, o #YoSoy132 chama ‘todo o México para a rua’ (#TodoMexicoalaCalle) incentivando as/os interessadas/os da região a participarem, pela manhã, de uma mega marcha que terá dois pontos de partida: um sairá do Relógio do Gallito, no Passeio Bravo, e o outro sairá no monumento a Benito Juárez, no Parque Juárez.
"Esta manifestação tem o propósito de ser uma declaração contundente de repúdio ao retorno do PRI à cadeira presidencial, baseada na degradação e manipulação do sistema democrático mexicano, mas também, tem a intenção de servir como uma mostra da capacidade de vinculação que existe entre a sociedade civil e as múltiplas forças sociais que se organizam dentro dela”, expressa a convocatória que enfatiza a importância da mobilização popular.
Já o movimento de Tuxtla convoca todas as organizações e sociedade civil a se somarem à Marcha contra a imposição, que será realizada também neste sábado (1º), na esplanada do Polyfórum, sob o lema "EPN não é meu presidente, não à reforma laboral". Além de protestar contra a imposição do presidente eleito, o #YoSoy132 Tuxtla também pretende realizar uma campanha de consulta popular independente, que colherá assinaturas contra a reforma trabalhista.
Acompanhe as ações do #YoSoy132 através dos sites: http://www.yosoy132media.org/ ewww.yosoy132puebla.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário