Adital
A histórica cidade de Palpalá concentrou mais de 150 jovens cooperativistas da CNCT, que mostraram muita vontade de se organizar para melhorar a capacidade de trabalho e produção. O plenário foi realizada em 6 de junho no Centro Integrador Comunitário local, mas contou com a presença de grupos provenientes de Caliegua, San Salvador, Mayamará e Perico.
Trata-se dejovens que compõem a Federação de Cooperativas de Trabalho de Jujuy, aderida à Confederação, que se preparam para estar à altura da magnitude dessas tarefas que cada vez mais empreende o setor no geral e a Federação em particular.
Eduardo Tejerina e Soledad del Valle Lara, presidente e secretária da Juventude, coordenaram o encontro. Joaquín Fernández, referente da Juventude da CNCT, organizou um debate sobre o contexto histórico atual e as novas lideranças.
A preocupação principal girou em torno do papel dos jovens na organização do trabalho dentro da cooperativa, a necessidade de capacitação e profissionalização não só em ofícios, mas também em gestão como uma condição necessária para aprofundar o modelo produtivo e distributivo.
Por sua vez, Julio Flores, explicou os avanços organizativos da Federação que preside, que exigem maior protagonismo da parte dos jovens: "O que nos une é que vamos por todos. E os jovens são os futuros condutores do caminho que iniciamos faz 6 anos, quando se fundou a Federação”.
Também falou aos jovens o Assessor Legal da CNCT, Andrés Quintana, quem no dia seguinte realizou uma oficina de gestão cooperativa para representantes das cooperativas associadas à federação.
O encontro serviu para selar um compromisso com a capacitação e integrar lugares de maior responsabilidade nas cooperativas e na federação. Além disso, o CNTC está elaborando em conjunto com a juventude cooperativista de Jujuy, diferentes projetos de capacitação produtiva em seis localidades da província.
A notícia é do CNCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário