terça-feira, 4 de junho de 2013

Cafeicultores da Cooxupé avançam com colheita, mas reclamam do grão


Thomson Reuters
Gustavo Bonato


A maior parte dos produtores da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do mundo, iniciou a colheita e de maneira antecipada, com grãos menores que o esperado, disse o presidente da entidade.

Cerca de 9 mil dos 11 mil produtores cooperados já trabalham na colheita, que deverá somar 5 milhões de sacas na temporada 2013/14, que está começando, segundo o presidente Carlos Paulino (foto: Valor Econômico).

Ele salientou que ainda é cedo para fazer uma avaliação da qualidade do café, que ainda está nas propriedades e ainda não começou a chegar aos armazéns da cooperativa. No entanto, há relatos de grãos com tamanho menor que o esperado.

"Pelas notícias que estamos escutando de produtores, eles estão reclamando que o café está muito miúdo. O grão não atingiu o desenvolvimento total", disse Paulino à Reuters.

Segundo ele, o clima nos últimos meses não colaborou para o enchimento dos grãos de café.

"Foi muito quente, e o calor excessivo apressa a maturação do grão. Ele não teve tempo para crescer. A prova disso é que a colheita começou um mês mais cedo. Normalmente a colheita começa em junho, e boa parte (dos produtores) já começou, no começo de maio."

Segundo avaliação da Somar Meteorologia, que recolhe dados com empresas privadas, técnicos e produtores, 2 por cento das áreas de café de Minas Gerais, principal Estado produtor de café arábica, estão em colheita e 31 por cento no estágio anterior, de maturação.

Cerca de 55 por cento dos cafezais estão em boas condições de desenvolvimento, 40 por cento em condições regulares e 5 por cento em estado ruim, segundo a Somar.

CLIMA - A expectativa agora é com o clima, que pode determinar a qualidade da safra, afirma o presidente da Cooxupé.

"Até segunda-feira estava muito bom. Se cessar a chuva, não vai prejudicar a bebida", disse Paulino. "Se acontecer igual está acontecendo, uma seca, uma chuva, dá outra seca, isso é bom porque a árvore não sofre stress muito grande de seca, e não prejudica muito a bebida. O que não pode acontecer é como no ano passado, que choveu um mês inteiro. Daí fermenta o café, o que prejudica a (qualidade da) bebida."

A previsão da Somar é de chuvas mais intensas no sul de Minas Gerais até esta quinta-feira, com clima seco no final de semana.

"Já na sexta-feira a chuva diminui na parte sul do cinturão produtor. Entre o domingo e segunda-feira, outra frente fria passa com chuvas sobre o cinturão produtor de café", disse a Somar em seu relatório diário.

A colheita na temporada 2013/14 deverá ser a maior da história para um ano de baixa do ciclo bianual do café arábica, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário