domingo, 23 de junho de 2013

Curso pré-vestibular comunitário em Fortaleza, Ceará, incentiva jovens a ingressarem nas universidades


Adital
Os cursos pré-vestibulares comunitários vêm ajudando estudantes com menos oportunidades a terem acesso ao ensino superior. Um grande exemplo disso é o Centro de Aprendizagem do Bairro Bom Jardim (CABJ), em Fortaleza, Ceará que contribuiu diretamente para que mais de 50 pessoas ingressassem nas mais diversas universidades da capital cearense.José Benício Silva, 20 anos, é um exemplo de que políticas inclusivas em educação são possíveis. Ele, que já foi aluno do Centro, hoje é um de seus coordenadores – fato que não seria possível se não tivesse acesso à vida acadêmica. Sem condições financeiras para pagar um cursinho, Benício viu na iniciativa do Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim a oportunidade que precisava. Não deu outra. Hoje está cursando o 3º semestre da Faculdade de Matemática, na Universidade Federal do Ceará (UFC).
"Se não fosse por causa do CABJ, eu não teria conseguido ter acesso à universidade, porque eu não tinha condições de pagar as mensalidades, as passagens, e os cursinhos são longe”. Como acontece em alguns casos, os ex-alunos terminam se solidarizando com a proposta do Centro e atuam como professores ou voluntários, o que é outro aspecto positivo.
Para o entrevistado, o curso é uma forma de inserir a juventude na sociedade, juventude essa que muitas vezes se sente excluída. "O curso tem tirado os jovens das ruas, jovens que pensam não ter a capacidade de serem incluídos na sociedade, jovens que se excluem. O Centro traz exemplos para que eles se sintam incluídos, mostrando que alunos de escolas públicas também conseguem entrar em uma universidade”, disse.
O ex-aluno ressalta que o Centro traz benefícios para muitos, pois jovens de outras comunidades podem participar das aulas ministradas no curso. O Projeto não se limita só à juventude do Bom Jardim, mas é aberto a todos os jovens que desejam cursar o ensino superior. "A juventude participante não é só do bairro, mas das proximidades do grande Bom Jardim. Com isso, o Centro traz benefícios para a população em geral”.
Centro de Aprendizagem do Bairro Bom Jardim
O CABJ surgiu em 1996, à iniciativa veio dos jovens do bairro estudantes de escolas públicas, que desejavam realizar a prova do vestibular. Mas precisavam de reforço nas matérias, tirar suas dúvidas e estudar conteúdos ainda não visto na sala de aula. Os alunos foram em busca de pessoas que pudessem ajudá-los nesse projeto. O projeto deu certo e hoje com 17 anos, conta com 11 professores voluntários e mais de 35 alunos matriculados oriundos de vários bairros de Fortaleza. As aulas são ministradas em uma sede do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMCBJ), dividida em duas turmas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h e aos sábados, das 14 às 18h. No domingo pela manhã, das 8 às 10hs, acontecem às aulas específicas. As matrículas estão abertas durante todo o ano, basta que os interessados dirijam-se a sede portando xerox do RG, CPF e comprovante de endereço, certificado de conclusão ensino médio, foto 3x4 e taxa de matrícula de R$ 20,00.
Mais informações: Telefone: (85) 3497-2176 /BLOG: http://cursinhocabj.blogspot.com ou no local Centro de Aprendizagem do Bom Jardim (CABJ), Rua Dr. Fernando Augusto 980, no Parque Santo Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário