20/08/2015 13:20
Em Beneditinos (PI), a parceria entre a prefeitura e as instituições que oferecem os cursos de qualificação profissional acabou com constantes problemas na documentação dos alunos e melhorou o processo de matrícula da população mais pobre
Brasília, 20 – Na pequena cidade de Beneditinos (PI), a equipe municipal de assistência social tinha dificuldades para garantir as matrículas dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para ampliar o acesso da população de baixa renda aos cursos de qualificação profissional, a prefeitura reforçou a parceria com as instituições que oferecem as capacitações e, assim, começou a acompanhar mais de perto todo o processo de inscrição dos alunos.
Agora, quando a pessoa interessada vai ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a equipe de Beneditinos ajuda a fazer o correto preenchimento do formulário de matrícula e verifica se a documentação está completa. Com isso, fazem o envio da matrícula para a instituição. E os alunos conseguem a vaga no curso pretendido.
“Assim que a instituição efetiva a matrícula do aluno, nós somos avisados da confirmação. Os problemas diminuíram”, explica a coordenadora do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) da cidade, Ana Carolina de Souza. Outro problema que eles enfrentavam era a efetivação da matrícula pela internet. “Nosso município é de pequeno porte e as inscrições são feitas online. Como este público não tem acesso à internet tão fácil, agora fazemos o processo dentro da assistência social.”
Segundo o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, a ação conjunta entre áreas do governo, empresários e instituições ofertantes é essencial para que as vagas do Pronatec cheguem até a população que mais precisa. “Ganha a sociedade, porque possibilita que pessoas, que antes não tinham acesso a cursos de capacitação profissional, possam fazer. E ganha o empresário, que vai poder contratar pessoas mais qualificadas.”
No segundo semestre de 2015, o Ministério da Educação disponibilizou 237.705 vagas em todo o Brasil. São mais de 10 mil cursos em quase três mil cidades. O MDS orienta as equipes de assistência social que conversem com as instituições ofertantes para definir o cronograma de publicação das turmas, bem como as datas de início das aulas.
Acesse aqui: Cursos do Pronatec que foram disponibilizados nos municípios
|
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário