quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estudantes e professores catarinenses avaliam participação no Congresso de Residência Agrária



Publicado dia 19/08/2015
As pesquisas e experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos cursos de pós-graduação na modalidade Residência Agrária sediados em Santa Catarina puderam ser apresentadas e compartilhadas durante a última semana (10 a 14/08), no Congresso Nacional de Residência Agrária, realizado em Brasília (DF).
Promovido pelo Incra e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com apoio dos Ministérios da Educação, Desenvolvimento Agrário e Ciência e Tecnologia, o evento marcou a conclusão de 36 projetos selecionados em chamada pública do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Ponera) e que ocorreram em universidades públicas de todo o País.
Delegação de coordenadores e integrantes dos cursos de Arte no Campo, desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com base na Agroecologia e do Mestrado Profissional em Agroecossistemas, realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participaram dos grupos de trabalho, oficinas, painéis e mostras representando mais de uma centena de participantes dos cursos no estado.
“Foi uma oportunidade de sentir que pertencemos a um grupo maior, o que dá sentido político a tudo o que estamos fazendo e nos permite entender a amplitude que é o Pronera”, revelou Márcia Pompeo, coordenadora do curso da Udesc sobre a participação. Para Camila Munarini, membro da Coordenação do setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Santa Catarina, os mais de 400 trabalhos apresentados no evento provam a importância dos cursos de Residência Agrária para produção de pesquisas teóricas e práticas relacionadas ao campo. “Foi um momento de avaliação importante para que continuemos a reunir universidades e movimentos sociais para aprofundar nossas pautas e para que se realizem mais editais para outros cursos”, destacou. Para os educandos Ramón Velazco e Mirian Abe, o destaque foi a integração com colegas de vários estados que, mesmo em realidades diferentes, compartilham os mesmos desafios e projetos pelo desenvolvimento do campo.
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