segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Seminário discute inserção de assentamentos em cadeias produtivas



Publicado dia 14/08/2015
Embrapa
Crédito:

Discutir métodos de planejamento e de trabalho que permitam pensar os assentamentos da reforma agrária segundo uma lógica territorial. Esse é um dos objetivos do Seminário Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável: a estratégia de atuação do Incra, que será realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, em Fortaleza (CE).
O evento se insere no contexto da cooperação entre o Incra e a Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem como finalidade propor uma metodologia específica para o planejamento das ações de desenvolvimento das áreas de reforma agrária pelos próximos dez anos.
O plano de trabalho dessa parceria é coordenado pelas superintendências regionais do Incra no Rio de Janeiro e no Ceará. Dentre os resultados esperados está o desenvolvimento de um projeto de pesquisa da RedeSist, que irá auxiliar o Incra nas ações de obtenção e desenvolvimento de assentamentos, inserindo-os ao contexto dos arranjos produtivos locais.
A pesquisa terá objetivos de curto, médio e longo prazos, de modo que a aplicação possa ser imediata e se estender até a próxima década.
Além da troca de experiências proporcionada pelo seminário, a parceria prevê a capacitação de servidores do Incra, de todo o País, por meio de um mestrado profissional em desenvolvimento territorial.
Programação
A programação do encontro conta com a apresentação de experiências de gestão e planejamento de políticas territoriais do Incra por superintendências regionais de cinco regiões do Brasil. As 30 regionais da autarquia também irão expor painéis com relatos de ações que seguiram a lógica territorial e de rede, nos assentamentos sob sua jurisdição.
Para aprofundar o conhecimento do Incra no assunto, parceiros externos da autarquia ministrarão palestras sobre a lógica territorial como estratégia, o enfoque em arranjos produtivos locais, o desenvolvimento rural sustentável, entre outros temas.
Destacam-se como convidados pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e das universidades federais de Sergipe, do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Pará e da Paraíba.
Expectativa
Para a presidente do Incra, Maria Lúcia Fálcon, reforçar a política de territorialidade na reforma agrária é primordial para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos e o seminário é um passo importante nesse sentido.
O superintendente regional do Incra/CE, Roberto Gomes, um dos organizadores do evento e anfitrião nesse encontro, também destaca a relevância da iniciativa: “Receber esse seminário é um marco importante para a perspectiva da sustentabilidade produtiva da reforma agrária e incluir a capacitação e a formação dos servidores é fundamental para a qualidade da nossa missão. A RedeSist e a Fundação Oswaldo Cruz, além de um conjunto de outros parceiros, nos fazem ter a garantia do fortalecimento da visão agroecológica e da importância da integração das políticas públicas”.
“A RedeSist nos ajudará a construir relações mais fortes com a universidade brasileira e a Fundação Oswaldo Cruz, no sentido de produzir experiências inovadoras para as políticas públicas na reforma agrária”, complementa.
Já o superintendente do Incra/RJ, Gustavo Souto Noronha, que também coordena o evento, considera que o encontro propiciará um salto de qualidade no desenvolvimento de assentamentos do Incra, buscando integrar as políticas públicas da autarquia aos arranjos locais existentes. “A metodologia de trabalho da RedeSist ajudará a dar um tratamento acadêmico a todo o conjunto de informações e conhecimentos produzidos pelo Incra”, adianta.

Serviço
Seminário Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável: a estratégia de atuação do Incra
Data: 18 a 20 de agosto de 2015
Cidade: Fortaleza (CE)
Local: Hotel Praia Centro localizado à Av. Monsenhor Tabosa nº 740
Abertura: 13h30 

Assessoria de Comunicação do Incra
(61) 3411-7404

Nenhum comentário:

Postar um comentário