segunda-feira, 23 de julho de 2012

Desenvolvimento rural é tema de abertura do 50° Congresso da Sober




Assessoria de Comunicação - Incaper
Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Jan Douwe van der Ploeg, Evair Vieira de Melo (Incaper), Sérgio Schneider (Sober) e Aureliano Nogueira da Costa (Incaper). 
Com o objetivo de discutir Agricultura e Desenvolvimento Rural com Sustentabilidade ocorre até esta quarta-feira (25) o 50° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). A abertura, que reuniu centenas de pessoas, foi realizada neste domingo (22) no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, destacou que a experiência do Espírito Santo em associar assistência técnica e extensão rural é de fundamental importância para que a agricultura se desenvolva com sustentabilidade. “Apesar de possuir um pequeno espaço territorial, o Espírito Santo representa o Brasil. Nossos agricultores de base familiar cultivam uma variedade enorme de produtos, pois encontram no Estado condições de clima e solo adequadas para diversos tipos de cultura. O mar e a montanha estão muito perto”, frisou.

O professor holandês Dr. Jan Douwe van der Ploeg, que ministrou a Aula Magna que deu início ao Congresso, concordou. “Dado o tamanho da agricultura brasileira, esse processo de transformação mútua será uma experiência piloto interessante para todo o mundo. O Brasil está na vanguarda internacional, e o Espírito Santo contribui bastante para isso”, disse.

Durante sua exposição, o professor Dr. van der Ploeg apresentou exemplos da agricultura desenvolvida em diversos países do mundo. “O desenvolvimento rural está remodelando a agricultura”, afirmou. Mencionou a importância de associar atividades agrícolas e não agrícolas, como o agroturismo, por exemplo. Falou também sobre os diversos mecanismos de desenvolvimento rural, como a redução do fluxo de recursos externos, a necessidade de refundar a agricultura na natureza, a pluriatividade e a importância de melhorar a eficiência das técnicas de agricultura sem que haja um aumento no aporte de recursos.

A criação de novos produtos e novos serviços para novos mercados, bem como a infraestrutura logística para distribuição dos alimentos também foram mecanismos apresentados pelo professor para a promoção do desenvolvimento rural. O Prof. Dr. van der Ploeg apontou a necessidade de se responder a algumas questões para que seja feita uma comparação entre os mercados agrícolas e alimentares globais e os novos mercados emergentes: quem é dono de quê; quem faz o quê; quem recebe o quê; o que é feito com os produtos excedentes. E finalizou dizendo que para que o desenvolvimento rural contribua na segurança alimentar, é necessário o reequilíbrio do processo de produção.

Além de apresentar cinco artigos científicos durante o 50° Congresso da Sober, o Incaper vai coordenar uma Sessão Organizada (Sorg) no formato de mesa redonda. A participação dos produtores rurais de base familiar no evento também está sendo articulada pelo Instituto. O 50° Congresso da Sober está sendo realizado Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário