quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Campanha pretende investir em desenvolvimento local para evitar migrações



 
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Dados oficiais do México indicam que cerca de 390 mil mexicanos e mexicanas emigram todos os anos para os Estados Unidos da América (EUA). Estes migrantes constituem o maior grupo de origem hispana residente no país norte-americano, com 64,9% da população hispana total. Apesar de sair do México para buscar melhores oportunidades no exterior, 27% dos/as mexicanos/as estão vivendo em situação de pobreza nos EUA – índice que chega a ser maior do que o da população total do país que vive na pobreza, que é de 15%. Muitos arriscaram a própria vida para atravessar as fronteiras e ingressar nos Estados Unidos, mas poucos são os que conseguiram obter a cidadania estadunidense.
Para tentar frear esse alto índice de migração é que a Oxfam lançou, na última segunda-feira (17) no México, a campanha "Vou ou Fico”. O objetivo é promover projetos produtivos que gerem o desenvolvimento local e que possam dar melhores oportunidades de vida, e empregos permanentes para a população mexicana, desestimulando a ‘necessidade’ de abandono dos povoados. A ideia é fazer da migração "uma opção e não uma necessidade”.
Para executar esses projetos, a Oxfam conta com o financiamento, o apoio e a participação dos próprios migrantes, através de doações. A organização faz um chamado para que os/as migrantes radicados nos EUA invistam parte das somas que mandam para seus familiares no México, em seus programas de desenvolvimento.
Segundo estimativas de 2011, as remessas que chegaram dos Estados Unidos ao México ultrapassaram a cifra de 22 bilhões de dólares, quantia considerada pela Oxfam como suficiente para gerar melhores oportunidades para a população que vive em regiões com altos registros de deslocamento migratório.
De acordo com a Oxfam, o dinheiro será investido na criação de pequenas empresas nas zonas que apresentam altos índices de migração. Segundo dados do Censo de População e Moradia de 2010, mais de 50% da migração de Chiapas, Oaxaca e Guerrero é de jovens e adolescentes.
A campanha "Vou ou Fico” começou nesta terça-feira (18), no dia em que se celebrou o Dia Internacional do Migrante, proclamado pelas Nações Unidas há 12 anos.
Para saber mais ou ajudar a iniciativa, acesse o site da campanha:http://oxfammexico.org/mevoymequedo/
Acompanhe a campanha também nas redes sociais: no Facebook, no Twitter e no Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário