quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Conselho Político da Alba fará sessão na Venezuela


27.02.13
 - América Latina

 
Adital
As reeleições dos presidentes Rafael Correa, do Equador, e do General do Exército Raúl Castro Ruz, de Cuba, serão dois dos motivos a celebrar durante o vindouro Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), informou o Ministro de Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, Elías Jaua.A reunião dos chanceleres do bloco integracionista se realizará na quinta-feira em Caracas e, segundo previu o ministro, haverá pronunciamentos sobre a posição da aliança sobre os comícios de 21 de abril no Paraguai e a favor do povo venezuelano e do presidente Hugo Chávez.
Elías Jaua, também vice-presidnete político deste país, ressaltou ambos os fatos como de um alto significado: porque reafirmaram "a consolidação dos governos populares” da região, mas também porque se impõe "uma revisão de como nossos governos continuam sendo ameaçados”.
Raúl e Correa se somam ao processo de revalidação e aprovação popular da construção ‘nuestramericana’ de um modelo político, social, econômico, ético, cultural da qual são parte – na segunda metade de 2012 – as reeleições presidenciais de Daniel Ortega, na Nicarágua, e de Hugo Chávez Frías, na Venezuela.
A ALBA está integrada por oito países da América Central, Caribe e América do Sul: Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua, Antígua e Barbuda, Dominica, e San Vicente e Granadinas.
Haiti e Suriname tem condição de convidados especiais. A mais recente cúpula do bloco se celebrou em fevereiro de 2012, em Caracas. E a ilha caribenha de Dominica será a sede do XII Encontro dos Chefes de Estado, prevista até agora para meados de agosto próximo.
René Tamayo, Juventude Rebelde

Nenhum comentário:

Postar um comentário