quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Seminário abordará prevenção da violência sexual contra adolescentes e jovens em grandes eventos desportivos



 
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
A cidade de Olinda, em Pernambuco, receberá nos próximos dias 11 e 12 de março, jovens de várias localidades do Brasil para participar do "Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual”. O evento faz parte das atividades da Campanha Aliança Nacional de Adolescentes Conectados por uma Copa sem Violência Sexual (ANA) e acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.O objetivo é debater a questão do enfrentamento à violência sexual durante grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014). "A ideia é discutir como os/as adolescentes e jovens podem se prevenir [da violência sexual] e prevenir outros adolescentes. Como se articular e fortalecer a atuação do jovem neste trabalho”, explicou Rodrigo Correa, um dos assessores de mobilização da Campanha Ana.
Segundo ele, os/as participantes do seminário são jovens ligados às instituições que trabalham com a temática do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, além de jovens integrantes da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo. A expectativa é reunir 300 pessoas, sendo alguns jovens representantes de cada estado e a maioria de Recife e Região Metropolitana.
Durante o seminário haverá mesas de discussão, troca de experiências educativas produzidas por adolescentes e jovens, e a contribuição de especialistas no tema. "O encontro presencial serve para fortalecer a discussão [sobre o tema] e os participantes saem fortalecidos para atuarem como multiplicadores das ideias, mobilizadores sociais da campanha, para além das mensagens virtuais”, disse.
Rodrigo ressaltou que a Campanha trabalha com foco na autoproteção, através da comunicação, com mensagens virtuais que abordam o que é a violência sexual, como se prevenir desta violação, direitos sexuais, entre outras. Atuando de forma bem próxima aos jovens, a personagem Ana, quem dá nome à campanha, compartilha suas experiências e mensagens de alerta pela sua fanpage no facebook. Para acompanhar, clique aqui.
O Seminário é uma realização da Rede Ecpat Brasil, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Coletivo Mulher Vida. Para saber como se inscrever e participar do evento, escreva para: ecpatbrasil@hotmail.com ou ligue para 81 3431-1196, falar com Severina Araújo.
Para acompanhar a ANA no facebook, clique aqui. No Twitter, siga: @campanhaana
Mais informações sobre a campanha, acesse:
http://anamovimento.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário