quinta-feira, 28 de março de 2013

Campanha #ondeeujogo chama jovens e adolescentes a darem opinião sobre o esporte em seus bairros



Adital
Em tempos de Copa do Mundo e outros eventos esportivos de grande porte, a Rede de Adolescentes e Jovens Pelo Direito ao Esporte Seguro e Incluso (Rejupe) viu o momento perfeito para lançar a Campanha #ondeeujogo. Através dela, jovens e adolescentes têm a oportunidade de mostrar como está a situação das quadras esportivas de seus bairros ou até se elas não existem.
Em entrevista à Adital, a Rejupe falou que os jovens são cientes da importância dos investimentos que estão sendo feitos nos estádios, e faz questionamentos em relação aos megaeventos: "Eu não vou poder jogar bola no estádio, então o que está sendo feito para a comunidade?”.
Para participar da Campanha é simples. Basta mostrar como estão ginásios e quadras esportivas ou onde você prática esportes, enviando vídeos ou fotos para a página do facebook da campanha por inbox. No link, https://pt-br.facebook.com/rejupe/ ou pelo endereço de e-mail rejupe@rejupe.org.br.
Adital - Como surgiu a ideia de fazer a campanha?
Rejupe - Ao longo de 2012, as redes locais participaram de uma forma muito ativa de reuniões e debates sobre o legado dos megaeventos junto a gestores públicos dos estados e municípios que irão receber os grandes eventos esportivos. Os adolescentes estão cientes da relevância do investimento que está sendo realizado, do gasto público em grandes obras, estádios... E eles se questionam: "Eu não vou poder jogar bola no estádio, então e o que está sendo feito para a comunidade? O que eu ganho com os megaeventos?”.
Adital - O fato de o Brasil todo estar em preparativos com muitas obras para grandes eventos esportivos serviu de base para a campanha? O que pensam dessas grandes obras?
Rejupe
 - Sim, essa fase de preparação que o Brasil vive não foi só base para a campanha, a Rejupe enxerga este momento como propício e essencial para debater sobre o direito ao esporte das crianças e adolescentes brasileiros e como uma oportunidade para a criação de uma política de esporte para todos. Vemos imagens a cada dia evidenciando o avanço das obras e melhoramentos dos estádios, da inauguração de alguns deles e nos perguntamos: e o lugar onde as crianças e adolescentes jogam, também está sendo aprimorado para ser um lugar seguro, agradável para a prática do esporte? Foi assim que nasceu a campanha, da curiosidade por conhecer as quadras, ginásios e os lugares nos que as crianças e adolescentes brincam.
As grandes obras, em geral, não só os estádios, devem estar acompanhadas e articuladas com políticas sociais, com planejamento para uso por parte das comunidades, especialmente por parte das crianças e adolescentes, e obviamente, um processo de controle social dos gastos de modo a garantir a transparência no uso do orçamento público.
Adital - Como tem sido a receptividade das pessoas? Está havendo muita participação?
Rejupe
 - Apesar de ter sido lançada somente há uma semana, a campanha já conta com um bom nível de compartilhamento nas redes sociais. Nossa busca agora está sendo para o aumento gradativo do envio de fotos por parte da comunidade.
Adital - Por que é importante participar desta campanha? O que se espera do resultado?
Rejupe -
 O objetivo é dar visibilidade e socializar informações sobre a realidade dos locais destinados ao esporte no Brasil, seja ele na escola, no bairro, em associações esportivas, etc. E assim, estimular a melhoria das infraestruturas esportivas no Brasil para que todas as crianças e adolescentes brasileiros tenham acesso à pratica do esporte seguro e inclusivo como o melhor legado dos megaeventos esportivos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário