quarta-feira, 19 de março de 2014

Outono começa nesta quinta-feira (20) e o frio vai chegar mais cedo este ano


A estação mais quente e chuvosa do ano está no fim e na próxima quinta-feira (20) começa o outono, exatamente às 13h57min (horário de Brasília). Depois de um verão com calor histórico em todo o país, teremos um outono com ondas de frio que chegam mais cedo, já no final de março. “Com relação à temperatura, teremos uma diferença em relação ao ano passado. Em 2013, o frio foi aparecer para valer somente em julho. Neste ano, no entanto, o frio virá mais cedo e teremos até potencial para geada a partir de maio” – afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.
Outono é a transição entre o verão e o inverno, o que garante uma estação de muita alternância nas condições de tempo
O outono começa às 13h57 e o horário tem a ver com a astronomia. Nesta data, os dois hemisférios da Terra receberão a mesma quantidade de energia vinda do sol (momento chamado de equinócio). Além dis-so, em 20 de março, o dia e a noite têm 12 horas de duração em todos os pontos do globo. Os períodos próximos dos equinócios (outono e primavera) também registram as maiores marés do ano, pois além da atração gravitacional da Lua, ocorre a maior atração gravitacional por parte do Sol.
O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno e isso garante uma estação de muita alternância nas condições do tempo. ”Entretanto, existem algumas características que ocorrem em quase todos os anos: é uma estação onde as chuvas ganham intensidade no Sul, em Roraima e na costa do Nordeste, mas perdem força no Sudeste, Centro-Oeste, centro e sul da Região Norte e no interior do Nordeste” - comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Além disso, as ondas de frio também ganham força a partir do outono, avançando pelo centro e sul do país e eventualmente chegando ao Norte.
Outono será de chuvas acima da média para a estação, mas isso não quer dizer que vai encher os reservatórios
De acordo com a Somar Meteorologia, o outono deste ano não será tão seco. A exemplo do que vimos nos últimos anos, as frentes frias vão ficar bloqueadas entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e assim trazer chuva frequente e com acumulado acima da média ao Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Minas Gerais, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul e oeste e sul de Mato Grosso, especialmente a partir de maio. Esta chuva acima da média não vai implicar em grande aumento do nível de reservatórios como a Cantareira. “Basta lembrar do ano passado. Também tivemos chuva acima da média no meio do ano e estamos no menor nível da história do reservatório” – afirma Oliveira.
As chuvas ficarão abaixo da média nas regiões do Nordeste e Norte do país
tendência é de chuva abaixo da média na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. “E parece que teremos uma compensação na costa do Nordeste e o norte da Região Norte. Como a chuva começou mais cedo, aparentemente ela cortará mais cedo”- finaliza o meteorologista. A previsão é de chuva abaixo da média nas duas Regiões. Ou seja, a tendência é de diminuição do nível dos rios do lado meridional do Amazonas, como Purus, Acre, Madeira e Tocantins com o passar do outono.
--
Aline Cardoso
Assessora de Imprensa
Maxpress
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=50937#sthash.LR5JlEKM.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário