O SBT finalmente conseguiu vencer ação judicial contra o Ibope, que agora terá que mostrar dados confidenciais referentes a aferição de audiência para a emissora. A briga na Justiça durou 14 anos e foi parar no STJ, em Brasília.
A briga começou 14 anos atrás, em 2001, quando a rede de Silvio Santos questionava a medição de audiência minuto a minuto, o popular “real time”. Na época, após ser punido pelo Ibope, que argumentou que a emissora havia violado as regras de divulgação dos números, o SBT sentiu-se lesado e processou o instituto. Além de questionar a punição, pediu acesso aos dados confidenciais da medição.
Em 2003, o canal de Silvio Santos teve a primeira vitória na Justiça, e o Ibope foi condenado a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora caso não mostrasse a “forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados”.
Porém, o Ibope recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve a sentença. O instituto, então, apelou ao STJ, em Brasília. Em dezembro, a Terceira Turma, formada por cinco ministros, rejeitou o recurso do instituto. No dia 19 de fevereiro,o STJ declarou o processo “transitado em julgado”, ou seja, não é mais possível recursos. É o que informa o jornalista Paulo Pacheco.
Com a sentença, o SBT espera agora ter acesso à localização dos peoplemeters para verificar se a amostra do Ibope realmente representa as classes sociais e sua distribuição geográfica.
Fonte: http://otvfoco.com.br/audiencia/sbt-vence-acao-judicial-e-ibope-tera-que-mostra-dados-confidenciais-a-emissora/#ixzz3VtRz8EsH
Nenhum comentário:
Postar um comentário