segunda-feira, 30 de março de 2015

SBT vence ação judicial, e Ibope terá que mostra dados confidenciais à emissora

Silvio Santos (Foto: Roberto Nemanis/SBT)
Silvio Santos já tentou até montar um concorrente para o Ibope
(Foto: Roberto Nemanis/SBT)
O SBT finalmente conseguiu vencer ação judicial contra o Ibope, que agora terá que mostrar dados confidenciais referentes a aferição de audiência para a emissora. A briga na Justiça durou 14 anos e foi parar no STJ, em Brasília.
O recurso do Ibope foi negado pela Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que manteve em decisão final, sentença de 2003 que obriga o instituto a revelar dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência, principalmente do “real time”, plataforma que mostra os índices em tempo real. Declarado como “transitado em julgado”, não cabem mais recursos ao processo. Agora, o SBT aguarda o cumprimento da sentença.
A briga começou 14 anos atrás, em 2001, quando a rede de Silvio Santos questionava a medição de audiência minuto a minuto, o popular “real time”. Na época, após ser punido pelo Ibope, que argumentou que a emissora havia violado as regras de divulgação dos números, o SBT sentiu-se lesado e processou o instituto. Além de questionar a punição, pediu acesso aos dados confidenciais da medição.
Em 2003, o canal de Silvio Santos teve a primeira vitória na Justiça, e o Ibope foi condenado a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora caso não mostrasse a “forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados”.
Porém, o Ibope recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve a sentença. O instituto, então, apelou ao STJ, em Brasília. Em dezembro, a Terceira Turma, formada por cinco ministros, rejeitou o recurso do instituto. No dia 19 de fevereiro,o STJ declarou o processo “transitado em julgado”, ou seja, não é mais possível recursos. É o que informa o jornalista Paulo Pacheco.
Com a sentença, o SBT espera agora ter acesso à localização dos peoplemeters para verificar se a amostra do Ibope realmente representa as classes sociais e sua distribuição geográfica.
Peoplemeter, aparelho utilizado pelo Ibope para medir a audiência (Foto: Márcio Neves/ Folhapress)
Peoplemeter, aparelho utilizado pelo Ibope para medir a audiência (Foto: Márcio Neves/ Folhapress)
Em “guerra” com o Ibope, o SBT financiou ainda em 2004, a criação de um novo instituto de aferição de audiência, o Datanexus. No entanto, o projeto não deslanchou e foi cancelado seis meses depois porque os resultados eram os mesmos. Agora, ao lado da Record, Band e RedeTV!, a emissora está bancando a instalação no Brasil do instituto alemão GfK, que começa a medir audiência oficialmente em abril.
Segundo o Ibope, a medição de audiência é auditada e segue padrões e normas internacionais para garantir a qualidade do serviço. O instituto proíbe a divulgação de números em tempo real pelas emissoras para não influenciar o público.


Fonte: http://otvfoco.com.br/audiencia/sbt-vence-acao-judicial-e-ibope-tera-que-mostra-dados-confidenciais-a-emissora/#ixzz3VtRz8EsH

Nenhum comentário:

Postar um comentário