Quinta-feira, 26 de março de 2015 - 13:28
Os prazos do processo de realização do Censo da Educação Superior de 2014 pelas universidades federais foram prorrogados. Prevista para se encerrar nesta sexta-feira, 27, a coleta de dados foi estendida até 10 de abril. A reestruturação no cronograma foi determinada em portaria publicada nesta quinta-feira, 26.
As universidades federais podem responder ao Censo por meio de questionários on-line ou por importação de dados pela internet. Os questionários são preenchidos pelo representante legal ou pelo chamado pesquisador institucional.
Após o preenchimento dos dados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência das informações coletadas. Na sequência, o sistema do Censo é reaberto para conferência e validação das informações pelas instituições. Com as novas datas, as universidades federais procederão à conferência e à validação dos dados entre 20 de abril e 15 de maio.
O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos de graduação (presencial, a distância e sequenciais), tais como vagas ofertadas, matrículas, ingressantes e concluintes. A coleta inclui dados relativos a corpo docente e organização acadêmica.
A coleta oferece informações importantes à comunidade acadêmica e à sociedade sobre a situação e as tendências do setor, além de contribuir para o cálculo orçamentário da instituição de ensino e futuros custeios. No caso das instituições federais, os dados são usados também para cálculo da matriz orçamentária.
O modelo do Censo é definido pelo Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. O sigilo e a proteção de dados pessoais apurados são assegurados.
As alterações de prazos das etapas e atividades do processo de realização do Censo da Educação Superior constam da Portaria do Inep nº 85, de 25 de março de 2015, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 26. Os representantes legais das instituições devem preencher os dados no sistema do Censo da Educação Superior.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep
Nenhum comentário:
Postar um comentário