sexta-feira, 4 de março de 2016

"Bobespa": mesmo sob suspeita, depoimento de Delcídio vira arma contra Dilma e Lula

Por Fábio Lau

Renata Vasconcelos e o índice Bobespa
Renata Vasconcelos e o índice Bobespa
Não há de se esperar, a esta altura do campeonato, que a ética norteie o comportamento da mídia ávida por virar a tabuleiro político e forçar o recomeço do jogo - um jogo que ela já apostou, em 1964, e se beneficiou. Mas espanta é que uma semana após o Grupo Globo notificar extra-judicialmente blogueiros diversos por conta da notícia envolvendo a mansão da família em Parati, por não haver provas, segundo ela, o recurso seja utilizado agora contra a presidenta da República e o seu antecessor, Lula.

Na guerra vale tudo, diriam alguns apressados. Mas acaso estamos em guerra? O processo democrático não veio para delimitar ações e prestigiar o desejo da maioria? O caso que dá fôlego ao golpismo no país é dos mais controversos de tantos já vistos na história da República. O senador Delcídio Amaral, egresso do PSDB para o PT, depois de preso por atentar contra o rito do processo da Operação Lava-Jato, concorda em delatar seus pares, entre eles a presidenta Dilma, para reduzir sua pena. Verdade? Mentira?

Leia também:
Mansão dos Marinhos aparece ao vivo na Globo durante protesto

Ao assinar o AI 5, o golpe dentro do golpe, o coronel e ex-ministro Jarbas Passarinho disse a célebre frase"às favas com os escrúpulos de consciência". Fazem agora o mesmo que fizeram com Vargas, os ataques à JK (levado a depor na Polícia do Exército sob suposto enriquecimento ilícito jamais comprovado) e com Jango e sua deposição. .




Fato é que um calhamaço com mais de 400 páginas teria sido entregue a uma jornalista. Uma pausa aqui: ela é casada com o ex-ministro da Justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardoso. Feita a publicação da Isto É sem que as partes citadas fossem ouvidas (um princípio jornalístico aí foi quebrado - mas como esperar ética neste momento?), e criado o escândalo, a tarefa passou a ser algo patético: confirmar a reportagem. Saber se é fato o que foi publicado é a representação da verdade. Afinal, a revista, assim como outras semanais não goza decredibilidade no meio político. Mas até o final do dia tal confirmação não se fez.

O marido da repórter, José Eduardo Cardoso (até anteontem ministro e hoje advogado da União) a negou (se não na essência, pelo menos quanto ao objetivo do denunciante). O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, a quem deveria ser encaminhada a delação, tampouco confirmou. Disse não saber de nada e que nada o havia sido entregue. Por fim, o próprio delator, via comunicado oficial, também desacreditaria o material. Embora não negue de maneira peremptória, Delcídio Amaral diz não reconhecer o documento e ainda afirma não ter sido procurado pela jornalista (é a busca pela ética em tempos de guerra). 

O time de colunistas e a esperança no
O time de colunistas e a esperança no   


A TV Globo fez a festa na edição de quinta-feira (3). O seu Jornal Nacional, que agoniza na audiência há anos (perdeu 15% do seu público em dez anos), usou 2/3 do seu tempo para atacar. Fez da dúvida a certeza de que o bolo da democracia precisa desandar. E, no melhor estilo "agora vai!", apresentou uma imagem da alta surpreendente da Bolsa onde o índice Bovespa pateticamente é chamadoBobespa - ato falho.

O erro viralizou nas redes sociais e houve gente - como este repórter - que pensou ter lido errado.

Os jornais impressos, exercendo a combinação prévia comum aos donos do oligopólio da mídia, dão sequência a arte de convencer. As manchetes seguem o mesmo tom catastrófico. Como se pode perceber mais uma vez, a crítica não é individualizada. A despeito de venderem cada vez menos e ampliarem a rejeição, agem como manada. Mas não importa o desejo do leitor em ter acesso à verdade. O que vale é o resultado - "e não me venha em falar de ética numa hora dessas!"

O time de colunistas do Globo, jornal que mantenho a assinatura por preguiça, não faz diferente. Em uníssono esbanja confiança (ou esperança) no "agora vai!"

Delcídio teria prestado depoimento sob pressão, de maneira a atender aos anseios dos justiceiros da Lava-jato, ou como vendeta. Afinal, foi abandonado pelos colegas de partido no momento seguinte à sua prisão. Pouco importa. A ética, nessa hora, como se sabe, é como a noite onde todos os gatos são pardos. Ao senador, quando emite um comunicado, falta a indignação dos inocentes. Resta aos que respeitam a democracia, nos vários estágio da República, fazerem os aventureiros aceitar que ela sim deve ser respeitada. Democracia é a única instituição que admitimos impor pela força.

NdaR: contar o final de filmes é uma especialidade: na película imaginada pelos golpistas Lula será arrastado algemado para um camburão e de lá atirado numa masmorra onde passará o resto dos seus dias. Dilma será o tapete da entrada do presídio.

Manchetes e a uniformidade de pensamento
Manchetes e a uniformidade de pensamento  

Nenhum comentário:

Postar um comentário