terça-feira, 8 de março de 2016

Dias para mergulhar na cultura libanesa

Evento 'Se Liga no Líbano' oferece atividades sobre arte e culinária libanesa de 10 a 12 de março, no Rio de Janeiro. Iniciativa é do Instituto de Cultura Brasil Líbano.



Divulgação
Público pode fazer oficina de culinária libanesa
São Paulo – Entre os dias 10 e 12 de março quem estiver na cidade do Rio de Janeiro poderá conhecer mais de perto a arte e a culinária libanesas. O Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL) promove, em parceria com a Liga Libanesa do Brasil, o evento “Se Liga no Líbano”, três dias de programação com exposição de fotos, workshops de culinária, música e dança, debates, filmes e outras atividades e serviços. Tudo sobre o Líbano.

“É um conjunto de manifestações para resgatar, revalorizar, difundir os valores e a tradição da arte e da culinária libanesa no Brasil”, afirmou a vice-presidente e diretora cultural do ICBL, Katia Chalita.

A diretora diz que hoje há no Brasil dois Líbanos em quantidade de  São Paulo – Entre os dias 10 e 12 de março quem estiver na cidade do Rio de Janeiro poderá conhecer mais de perto a arte e a culinária libanesas. O Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL) promove, em parceria com a Liga Libanesa do Brasil, o evento “Se Liga no Líbano”, três dias de programação com exposição de fotos, workshops de culinária, música e dança, debates, filmes e outras atividades e serviços. Tudo sobre o Líbano.

“É um conjunto de manifestações para resgatar, revalorizar, difundir os valores e a tradição da arte e da culinária libanesa no Brasil”, afirmou a vice-presidente e diretora cultural do ICBL, Katia Chalita.

A diretora diz que hoje há no Brasil dois Líbanos em quantidade de libaneses, e o evento deve resgatar a tradição e a simbologia do país árabe, que acabam se perdendo no dia a dia entre parte dos descendentes. “A segunda e a terceira geração pouco têm contato com a cultura dos seus antepassados”, afirma.

A programação começa na quinta-feira (10) no final da tarde, com abertura pelo presidente do ICBL, Nelson Mufarrej Filho, e o presidente da Liga Libanesa do Brasil, Roger Hanna Bassil. Na ocasião, também será inaugurada a exposição de fotos “Mahjar – Imigração Libanesa no Brasil”, do escritor e pesquisador Roberto Khatlab, com imagens do desembarque de imigrantes e de sua estada em cidades brasileiras.

Nos dois dias que seguem haverá entre as atrações workshops de culinária com o chef Nicolas Habre, do restaurante Amir, oficinas de dança folclórica libanesa com Gaby Shiba e de música com Jaffer Swamani e Ruda Brauns. A coordenação dos workshops será de Nami Hanna, vice-presidente de Cultura da Liga Libanesa do Brasil.

Também está na programação a exibição de filmes libaneses, como Caramelo, de Nadine Labaki. A diretora cultural Katia afirma que foram selecionados títulos premiados ou com boa repercussão junto ao público e indica o cinema como um caminho para o conhecimento de uma cultura estrangeira. Apenas um dos filmes, West Beirut, de Ziad Doueiri, terá legenda em inglês. Os demais serão legendados em português.

No sábado, haverá uma bênção ecumênica, em aramaico, grego, português e árabe, por religiosos maronitas, ortodoxos, melquitas e muçulmanos, seguida de café da manhã. No mesmo dia haverá almoço típico libanês. As duas refeições são para convidados e inscritos nos workshops, que são pagos. As oficinas são a única atividade paga do evento.

Além dos filmes e workshops, no sábado ocorre à tarde mesa redonda sobre o legado dos libaneses no Brasil, sua cultura e perspectivas de descendentes. Os palestrantes serão Muna Omran, professora de Letras da Universidade Federal Fluminense, Murilo Meihy, professor de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Katia Chalita, com mediação de Nami Hanna.

Está prevista uma festa de encerramento com coquetel, também para convidados e inscritos nos workshops, no sábado, às 18 horas. Durante todo o evento haverá plantão do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, para esclarecimento de dúvidas sobre nacionalidade e outros temas, além de um estande de vendas da livraria libanesa Hachette Antoine, com exibição e comercialização de livros em árabe e outros idiomas, como francês, para crianças, jovens e adultos.

Toda a programação acontece na sede da Liga Libanesa do Brasil, instituição tradicional e representativa da cultura libanesa no País, em especial no Rio de Janeiro. De acordo com Katia, são esperadas entre 200 e 300 pessoas para as atividades. Mais informações no site http://www.icbl.com.br/seliganolibano/.

Serviço:

Evento Se Liga no Líbano
De 10 a 12 de março de 2016
Na Liga Libanesa do Brasil
Av. Melo Matos, 29 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Informações: http://www.icbl.com.br/seliganolibano/
Atividades gratuitas (apenas workshops são ser pagos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário