sexta-feira, 4 de março de 2016

Protestos em apoio a Lula tomam as ruas de várias capitais


Da Redação
Quem sabe faz a hora
Quem sabe faz a hora
Enquanto lideranças do PT e de movimentos sociais conclamavam os cidadãos a protestarem contra o golpismo, espontaneamente começaram a ser organizadas manifestações por todo o país em defesa do ex-presidente e da democracia. Veja onde ocorrem protestos:

Com informações do Brasil de Fato e da Mídia Ninja:

Advogados e militantes reunidos no diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo (SP), convocaram atos e plenárias em todo o país em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas simultaneamente grupos e entidades já se organizavam e discutiam formas de expressar repúdio à movimentação golpista que se intensifica.

Lula foi levado coercivamente na manhã desta sexta-feira (4) de sua casa, em São Bernardo do Campo, para depor no âmbito da Operação Lava Jato. Depois de algumas horas, o ex-presidente foi liberado e se encaminhou para a sede do PT na capital paulista, onde fez um pronunciamento.

Leia: Lula diz que é vítima e perseguição política

Veja abaixo a lista de cidades, com os horários dos protestos:



















-
Também estão programados atos no Rio de Janeiro para o fim de semana. Neste sábado, às 10h30, haverá reunião da Mídia Alternativa na sede da CUT. No domingo, um ato político em frente à Rede Globo, no Jardim Botânico, às 10h. E para segunda-feira foi convocada uma plenária na Galeria dos Comerciários, no Centro, às 18h.

Repúdio em todo o país

Desde o início da manhã desta sexta-feira dezenas de pessoas já se manifestaram em solidariedade ao ex-presidente, tanto em frente a sua casa quanto no saguão do aeroporto de Congonhas, onde também havia pessoas comemorando a ação da PF.

Em nota, o Instituto Lula declarou que "a violência praticada hoje contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, contra a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao Estado de Direito que atinge toda sociedade brasileira".

A nota também critica a forma como a operação vem sendo conduzida, "A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal".

Além de Lula, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também foi levado coercivamente a depor. Outros alvos dessa fase da Lava Jato são a mulher dele, Marisa, os filhos Marcos Cláudio, Fábio Luis e Sandro Luis, e a nora Marlene Araújo.

Na lista de alvos ainda estão os empresários Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho. Entre as empresas, há a empreiteira OAS e a Gamecorp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário