Para conscientizar os turistas sobre os cuidados com o meio ambiente, desta quinta-feira (07) atédomingo (10), a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e RecursosHídricos (Iema) realizam, em Alegre, uma campanha para divulgar as normas de conduta no interior do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado no município.
As medidas servem para evitar impactos ambientais que podem ser gerados em função do aumentodo número de visitantes durante o feriado de Corpus Christi. Entre as regras que devem serrespeitadas no interior da unidade estão: evitar o descarte incorreto do lixo; não pisotear avegetação e não utilizar churrasqueiras.
Os Parques Estaduais são classificados como Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral, de acordo com o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SISEUC – Lei nº 9.462/10) e oSistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei nº 9.985/00), e atendem à Lei Estadualnº 7.058/02 e à Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98).
As regras para visitação valem para todos os Parques gerenciados pelo Iema. Elas são definidaspelos respectivos Planos de Manejo e publicadas em Instruções Normativas específicas.
Cabe ressaltar que, entre os dias 11 e 17 de julho, o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça iráoferecer uma programação especial em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, com palestras nasescolas do entorno da unidade.
Normas dos Parques Estaduais
- Não fazer uso de fogo, o que inclui não armar fogueiras, não utilizar churrasqueiras, não soltarfogos de artifício e não queimar lixo, inclusive, na área do entorno dos Parques.
- Não entrar com animais domésticos, exceto cães-guias (Lei Federal nº 11.126 de 2005). Osmesmos podem transmitir ou contrair doenças, introduzir espécies que não são da região, caçaranimais silvestres ou oferecer riscos aos visitantes.
- Não utilizar equipamentos sonoros ou qualquer outro que possa produzir ruído, para não estressaros animais provocando sua agitação ou dispersão da região.
- Descartar o lixo de forma correta. Os resíduos gerados devem ser colocados nas lixeirasdisponíveis, ou recolhidos em sacolas para posterior destinação.
- Não utilizar barcos a motor ou pescar no interior das unidades.
- Não transitar com veículos motorizados na praia e sobre as dunas.
Informações à Imprensa: Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral (27) 3636-2591/9977-1012 Texto: Vil Rangel. meioambiente.es@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário