29/10/2012 - 10h18min
Entre os dias 23 e 26 de outubro, ocorreu o segundo módulo do Programa de Capacitação Continuada dos Técnicos e Agentes de Desenvolvimento Rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As atividades ocorreram de forma descentralizada nos municípios de Alegre, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia.
A temática abordada no módulo foi o desenvolvimento rural sustentável e o papel do agente de desenvolvimento rural, tanto no âmbito da pesquisa, como da assistência técnica e extensão rural. Temas como a história e práticas da extensão rural, bem como o perfil de um agente de desenvolvimento rural, como postura, facilitação, moderação, acesso a políticas públicas, também foram trabalhados. A agroecologia foi outro tema abordado na Capacitação.
Além das palestras e debates, os servidores do Instituto realizaram visitas a propriedades de agricultores a fim de conhecer experiências de desenvolvimento rural sustentável. Os participantes do módulo do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Sul Caparaó realizaram a visita na comunidade Palmeiras, em Mimoso do Sul. Na ocasião, os 23 novos servidores do Instituto conheceram a experiência de mais de 20 anos de organização da associação comunitária.
Os 34 servidores do Extremo Norte e Centro Norte, que participaram da Capacitação Continuada em Nova Venécia, conheceram a dinâmica de propriedades agroecológicas no distrito de Nestor Gomes, em São Mateus. “A diversidade agrícola, a não utilização de agrotóxicos e adubos químicos e a participação de toda a família no processo de produção foram características observadas na localidade”, afirmou o integrante do Grupo de Multiplicadores do Incaper, Emanoel Chequetto.
No Centro Serrano, os 21 servidores que participaram do segundo módulo visitaram o Sítio Huver, em Domingos Martins. Nessa propriedade, funciona a pousada e restaurante “Delícias da Tilápia”. “Caminhamos pela propriedade e conhecemos a adequação ambiental do local. É uma experiência de desenvolvimento rural sustentável”, afirmou a integrante do Grupo de Multiplicadores do Incaper, Vera Lúcia Martins Santos.
Programa de Capacitação Continuada do Incaper
“A qualidade dos serviços de pesquisa agropecuária e extensão rural depende de cada servidor que trabalha para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em benefício da sociedade capixaba. Por isso, essa capacitação é importante. Nossa grande meta é que essa equipe seja incentivada a promover atividades a fim de desenvolver o conhecimento para aperfeiçoar a agricultura capixaba”, apontou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.
O Programa de Capacitação Continuada dos Técnicos e Agentes de Desenvolvimento Rural do Incaper, que tem como objetivo geral promover processos de formação dos servidores do Incaper que atuam na Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, será realizado em sete módulos e é coordenado pela Área de Operações de Ater, Área de Desenvolvimento de Pessoal e pelo Grupo de Multiplicadores do Incaper.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário