segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A força do café na Ufla



Localizada no centro geográfico da cafeicultura brasileira, o sul de Minas Gerais, maior região produtora de café arábica do Brasil, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) mantém moderno programa de pesquisa em café, com o envolvimento de professores e pesquisadores em projetos multidisciplinares que perpassam todas as etapas do processo produtivo, do manejo da lavoura às tendências do consumidor final do produto. A Ufla é uma instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pelaEmbrapa Café.
Em 2012, as pesquisas desenvolvidas na Universidade, em parceria com outras instituições, tiveram vários destaques, entre eles, o desenvolvimento de novos produtos a partir de resíduos e subprodutos do processamento do café, incluindo o desenvolvimento de etanol produzido da polpa de café e uma novidade que promete agradar aos brasileiros: o desenvolvimento de aguardente de café. Nessa mesma linha de pesquisa, a equipe tem testado diferentes formas de obtenção da mucilagem de café para ser utilizada como ingrediente alimentício, já com resultado positivo para o doce de café com leite.
A qualidade do café continua merecendo destaque nas pesquisas da Ufla, entre elas, a avaliação da qualidade do café Bourbon submetido a diferentes formas de processamento e secagem, visando a identificar o potencial para produção de cafés naturais e descascados de elevada qualidade.
Na área da genética, contribuindo para a ampliação da base genética e caracterização das coleções de germoplasma estratégicas para o melhoramento genético do cafeeiro no Brasil, projeto financiado pelo Consórcio prevê a ampliação, manutenção e caracterização do Banco de Germoplasma de Coffea spp da Universidade. Faz parte desse banco uma nova linha de estudo com cafeeiros de grãos gigantes, resultado de uma mutação natural e que tem chamado a atenção dos pesquisadores como uma promissora alternativa para o mercado de cafés expresso. Além da genética clássica, o estudo da biotecnologia ganhou força nos laboratórios da Ufla, tendo como foco a prospecção de genes, promotores e otimização de protocolos de transformação para Coffea arabica
Na área da mecanização, a Ufla desenvolve um projeto para a identificação de cultivares de café mais aptas à colheita mecanizada e gestão da colheita seletiva em razão da força de desprendimento dos frutos. Com relação à mecanização, os estudos buscam validar informações técnico-científicas voltadas à potencialidade de produção de cafeeiros em sistema de cultivo irrigado em regiões semiáridas, com um plano de ação especial voltado ao estudo do gotejamento subsuperficial.
Outro projeto em desenvolvimento na Universidade envolve o monitoramento contínuo das condições climáticas e da vegetação, permitindo o emprego de medidas de controle fitossanitário e a redução da incidência de pragas e doenças de cafeeiros.
Em 2012, uma equipe de pesquisadores da Ufla, em conjunto com pesquisadores da Embrapa Café e Epamig, realizou a caracterização dos cafés da região da Mantiqueira, com referência às características sensoriais da bebida e suas relações com o ambiente, permitindo a rastreabilidade e suporte tecnológico necessários para os processos de Indicação Geográfica dos Cafés dessa região.
Além de contribuir com expressiva geração de conhecimento e tecnologias, a Ufla conta com o apoio do Consórcio para a formação de profissionais graduados, mestres, doutores e pós-doutores em cafeicultura, por meio do programa de bolsas.
Em 2012, a Coffee Science, revista científica especializada em cafeicultura, ampliou sua inserção com artigos de grande interesse da comunidade acadêmica. Com o apoio do Consórcio Pesquisa Café, a publicação tem classificação B2 nos critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Qualis-Capes) para os periódicos especializados, além de indexação em diversas bases de dados. É a única revista brasileira técnico-científica em cafeicultura, com submissão e distribuição gratuita. Também disponibiliza, na versão on-line, tradução integral dos artigos para o inglês, tornando seu conteúdo acessível a pesquisadores do mundo inteiro.
A Ufla também sedia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café – INCT Café e é sede do Polo de Excelência do Café, iniciativa do Governo de Minas Gerais, com o objetivo de incentivar a inovação no setor cafeeiro.
Consórcio Pesquisa Café - Maior programa mundial de pesquisas de café, coordenado pela Embrapa Café, que constitui rede integrada de pesquisa reúne instituições brasileiras de pesquisa, ensino e extensão estrategicamente localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva à interação entre as instituições e a união de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais, que permitem desenvolver projetos inovadores.
Criado por iniciativa de dez instituições ligadas à pesquisa e ao café: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com apoio financeiro do Funcafé, do Mapa.

Texto: Cibele Aguiar - Assessoria de Comunicação - Ufla
Contato: 35 38295197

Nenhum comentário:

Postar um comentário