sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Hospital gaúcho é o primeiro do País a oferecer alimentos da agricultura familiar


22/02/2013 07:28

Hospital gaúcho é o primeiro do País a oferecer alimentos da agricultura familiar

Foto: Albino Oliveira/MDA

A iniciativa de se adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar, pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), foi bem avaliada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. Em solenidade, realizada na tarde desta sexta-feira (22), no Palácio Piratini, na capital gaúcha, foi aberta Chamada Pública que permite aos agricultores familiares e as cooperativas de todo o Brasil vender seus produtos ao hospital e ampliar o mercado.
Pepe Vargas salientou que a instituição é a primeira do Brasil a comprar diretamente da agricultura familiar. “O evento de hoje dá visibilidade para que outras instituições, inclusive municipais, possam comprar da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional”, adiantou o ministro ao realçar que esta é uma estratégia de desenvolvimento produtivo que pode ser ampliada para os assentamentos da reforma agrária.
Também presente no evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou que tentará levar essa experiência aos hospitais privados. “Estamos colocando o poder de compra da área da saúde para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar.”
Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do estado, Ivar Pavan, esta ação está articulada com o projeto de estímulo ao cooperativismo,  importante para a organização da gestão e acesso a mercados. “O agricultor terá um preço compatível com a sua necessidade de renda. As compras públicas são essenciais para que o fortalecer ainda mais o projeto estadual e federal de fortalecimento da agricultura familiar.”
O diretor superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Carlos Eduardo Nery Paes, disse que começará com a compra de 38 toneladas. A expectativa é de que até o final do ano o Hospital compre até 10 toneladas por mês de alimentos orgânicos da agricultura familiar. “Nós estimularemos que todas as instituições de saúde do RS que utilizem este importante instrumento para melhorar a saúde, aumentar a renda e a inserção produtiva da agricultura familiar.”
Chamada Pública GHC Os interessados têm de 22 ao dia 25 de fevereiro para enviar as propostas ao Grupo.
A abertura das propostas está prevista para o dia 08 de março. O foco do Grupo Hospitalar é a compra de arroz (21 toneladas), de feijão (7,8 toneladas) e de massas (uma tonelada). 
Como participar 
Para participar, os agricultores familiares (pessoas físicas) e as cooperativas (pessoas jurídicas) devem ter, dentre outros itens, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e uma declaração que comprove que os alimentos a serem vendidos são de fabricação própria. Para outras informações sobre o edital, o interessado deve acessar a página na internet: http://www.ghc.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário