sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Informe revela que amamentação vem diminuindo e alerta sobre importância do aleitamento materno



 
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Apesar de ser do conhecimento público que o leite materno é o mais importante alimento para bebês em seus primeiros seis meses de vida, o recém-publicado informe da organização Save The Children "Superalimento para bebês” (Superfood for babies) revelou que a prática vem sendo deixada de lado em vários países, colocando em risco a saúde de crianças.De acordo com o estudo, os índices de amamentação estão parando ou até mesmo diminuindo em escala global. Países como México, República Popular Democrática da Coreia e República Dominicana têm apresentado os mais baixos indicadores de aleitamento materno ou de aleitamento como fonte exclusiva de alimento.
O informe aponta que nestes casos existe incapacitação profissional na área da saúde para orientar as mães sobre a importância e a forma adequada de alimentar recém-nascidos. Outro agravante é a falta de apoio às mães que trabalham, já que as licenças maternidade em alguns países tem curta duração. "Na realidade, a maioria das mães que vivem em países mais pobres não tem acesso a nenhum tipo de licença maternidade remunerada”, explica o documento.
Por outro lado, Brasil, Nicarágua, Honduras e Peru se destacam na América Latina em promover iniciativas para incentivar a prática da amamentação e, consequentemente, o desenvolvimento infantil. Dentre esses países, o Brasil aparece como "um pioneiro no desenvolvimento de políticas em matéria de aleitamento materno e um exemplo para outros países”.
Para estimular a prática da amamentação, Save the Children recomenda que governos e organizações civis reforcem ações sobre a importância da prática do aleitamento materno como fonte exclusiva de alimento para salvar a vida das crianças.
Benefícios do aleitamento materno
O aleitamento materno feito desde o nascimento pode salvar 95 bebês por hora (830 mil por ano), em todo o planeta. O informe de Save the Children reforça a importância de o bebê receber o colostro, primeira secreção que sai do seio materno logo após o parto, em sua primeira hora de vida depois do parto, para fortalecer o sistema imunológico e proteger a saúde da criança, diminuindo consideravelmente a probabilidade de morte por causa de doenças como diarreia e pneumonia.
Para ler o informe completo, em inglês, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário