domingo, 24 de fevereiro de 2013

Movimentos convocam manifestação contra instalação de teleférico no Centro Histórico de Puebla



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
O Movimento Independente não ao teleférico no Centro Histórico de Puebla e o movimento juvenil #YoSoy132 Assembleia Centro, no México, convocam a população local a se manifestar neste domingo (24), às 12h, contra a construção das torres para a instalação de teleféricos no Centro Histórico de Puebla.Eles alegam que o local é "um patrimônio da humanidade de imenso valor artístico e cultural, e está sendo vítima de projetos sem sentido, que passam por cima das verdadeiras necessidades dos moradores”.
"Em nome do ‘progresso’ o Centro Histórico de Puebla, um patrimônio da humanidade de incalculável valor histórico, cultural e artístico, está sendo afetado para dar passo a uma série de projetos obscenamente custosos e carentes de sentido”, enfatizam.
A ideia é que durante a manifestação de domingo, os/as participantes façam uma espécie de tomada cultural do Bairro do Artista, e defendam e se reapropriem do espaço público, através do diálogo e da arte.
Centro Histórico de Puebla
A cidade de Puebla está localizada a cerca de 100 km ao leste do México e tem conservado grandes edifícios religiosos como a Catedral Basílica de Puebla, sede episcopal da arquidiocese de Puebla, que data dos séculos XVI e XVII, palácios e um grande número de casas com paredes cobertas de azulejos. Segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Centro Histórico de Puebla é bairro barroco, sendo o único em seu gênero na cidade, já que locais próximos foram adaptados com novos estilos arquitetônicos e estéticos. Por sua riqueza histórica e cultural, o Centro Histórico da cidade foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em dezembro de 1987.
Saiba mais informações e acompanhe a manifestação pela página 'Não ao teleférico no Centro Histórico de Puebla' e pelo evento ‘Tomada Cultural do Bairro do Artista’

Nenhum comentário:

Postar um comentário