quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NECAF faz balanço positivo do IX Ciclo de Palestras em Cafeicultura na UFLA



fevereiro 7th, 2013 by equipepec

Estudantes e produtores assistindo a palestra do professor da UFLA Edson Ampélio Pozza, durante o IX Ciclo de Palestras em Cafeicultura
Por Fabio Alvarenga
Com apoio do Polo de Excelência do Café e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF) encerrou na última terça-feira (5) o IX Ciclo de Palestras em Cafeicultura, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras.
Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento por dia. Neste ano, foram realizadas quatro palestras. Na segunda-feira, marcaram presença os pesquisadores Júlio César de Souza da Epamig e o consultor Eduardo Diniz do Rehagro. No dia seguinte, foi a vez do professor da UFLA, Edson Ampélio Pozza e do pesquisador da Epamig Gladyston Rodrigues Carvalho.
O coordenador do NECAF, João Marcos Lara, ressaltou o sucesso e a qualidade das palestras apresentadas e a importância delas para os estudantes, professores e produtores presentes. “Nós esperamos que todos aqui façam bom proveito desse evento. Foram palestras de altíssimo nível. Nesse sentido, o NECAF tenta cada vez mais aprimorar e trazer inovações à atividade cafeeira”, explicou.
A mesa da cerimônia de abertura do IX Ciclo de Palestras foi formada pelo gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão; pelo coordenador do INCT Café, Mário Lúcio Vilela de Resende; pelo Chefe do Setor de Cafeicultura, Virgílio Anastácio; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Nilson Salvador; o subchefe do Departamento de Agricultura da UFLA, Luiz Antonio Augusto Gomes; o professor tutor do NECAF, Rubens José Guimarães; pelo professor fundador do NECAF, Antônio Nazareno Guimarães Mendes; pelo chefe de pesquisa da Epamig no Sul de Minas, Rogério Antônio Silva, e pelo coordenador geral do NECAF, João Marcos Lara.
O pesquisador da Epamig, Júlio César de Souza, palestrante que abriu o evento na segunda-feira, com o tema ‘Reconhecimento, Prejuízos, Monitoramento e Controle de Pragas do Cafeeiro’, comentou sobre a oportunidade de transmitir conhecimento aos estudantes e cafeicultores.
“É com muita felicidade que a Epamig está presente no evento. Abordei um tema muito interessante, que são as pragas que atacam o cafeeiro no Brasil. O jovem deve saber que as pragas são importantes e devem ser estudadas e monitoradas. É o momento oportuno para estudantes e cafeicultores busquem essas informações que vão trazer produtividade e controle com preservação ambiental”, ressaltou o pesquisador.
No segundo dia de palestras, o professor do Departamento de Fitopatologia da UFLA, Edson Ampélio Pozza, ministrou uma palestra com a temática “Sustentabilidade e Boas Práticas no Manejo de Doenças do Cafeeiro”. Ele destacou a importância do conhecimento no assunto, já que as doenças tem impacto direto na produtividade, interferindo no lucro do produtor. “Nós estamos na sociedade do conhecimento. O que importa é conhecimento. Quanto mais conhecimento ele agregar, mais lucro, mais sustentabilidade e mais respeito ao ambiente ele vai ter”, disse.
Além do Polo de Excelência do Café e do INCT Café, o IX Ciclo de Palestras em Cafeicultura é uma iniciativa do NECAF e conta com o apoio da UFLA, da Epamig, do Rehagro e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

UFLA, Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Sebrae-MG encaminham parceria em prol da qualidade do café

janeiro 30th, 2013 by equipepec

Representantes da UFLA, da Federação de Cafeicultores do Cerrado e do Sebrae-MG no Setor de Cafeicultura da universidade
Por Fabio Alvarenga
Professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e representantes da Federação de Cafeicultores do Cerrado e do Sebrae-MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais) se reuniram na última quinta-feira (24), no Setor de Cafeicultura da universidade, para discutir um acordo de cooperação mútuo visando a melhoria da qualidade do café produzido na região.
A iniciativa viabilizará o apoio da UFLA à Federação dos Cafeicultores do Cerrado no que diz respeito a treinamentos e informações técnicas aos produtores e funcionários das cooperativas de café. Será realizada uma pesquisa junto aos produtores para diagnosticar um perfil sócio econômico, bem como conhecer as técnicas adotadas durante a produção, o que afeta a qualidade da bebida.
Ficará também a cargo da universidade estabelecer o modelo estatístico e de pesquisa a ser utilizado, para que a amostragem dos produtores seja representativa. O chefe do Setor de Cafeicultura da UFLA, professor Virgílio Anastácio, destacou a importância do projeto. “Teremos oportunidade de conhecer de perto a realidade da cafeicultura do cerrado e planejar ações para que o cafeicultor obtenha um produto com bebida de melhor qualidade”, enfatizou.
O Programa de Qualidade do Café foi estruturado em quatro etapas. Primeiramente será feito um workshop com produtores e depois a formação de um time de qualidade para os Q-Graders (avaliadores de qualidade) das nove cooperativas filiadas à federação. A terceira etapa consiste em um diagnóstico em pós-colheita nas propriedades de oito municípios e a quarta um diagnóstico da rastreabilidade nas cooperativas.
O diretor de marketing da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, ressaltou que o projeto vai atingir um grande número de produtores, fazendo com que a produção de café com qualidade oferecida ao mercado aumente.
“Para planejar, executar e gerir o projeto, pensamos na UFLA porque ela detém o maior know-how em cafeicultura no Brasil. Desenvolvemos um relacionamento e hoje tivemos a satisfação de avançar com essa parceria. A UFLA entrará com sua inteligência ministrando workshops para os produtores, treinando o time de qualidade, ajudando na elaboração do diagnóstico e na apuração desses dados”, explicou.
Marcos Antônio Teixeira, coordenador técnico dos projetos de café no Sebrae-MG na região do cerrado, também esteve presente a reunião e ressaltou a participação do Sebrae no projeto. “A gente já tem uma parceria de longa data, desenvolvendo projetos em conjunto. Nós temos um trabalho voltado para o mercado com a Federação e os seus 4.500 produtores. Estamos desenvolvendo essa consultoria para fortalecer a governança do sistema, para ele ter uma voz única para toda a região”, disse Teixeira.
Pela UFLA, participam da iniciativa os professores Virgílio Anastácio da Silva, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Rubens José Guimarães, Rosemary Gualberto Alvarenga Pereira. Luiz Marcelo Antonialli e Marcelo Márcio Romaniello.

NECAF promove IX Ciclo de Palestras em Cafeicultura na UFLA

janeiro 24th, 2013 by equipepec

Membros do NECAF em reunião no anfiteatro do Setor de Cafeicultura da UFLA
Por Fabio Alvarenga
O Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF) realizará nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o IX Ciclo de Palestras em Cafeicultura. O evento contará com quatro palestras de pesquisadores, professores e agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), UFLA e Rehagro.
De acordo com o coordenador geral do NECAF, João Marcos Lara, o objetivo do evento é contribuir no processo de desenvolvimento da cafeicultura, difundindo novos conhecimentos aos estudantes e produtores presentes.
“O NECAF traz palestras de alto nível para que os estudantes e cafeicultores presentes busquem o desenvolvimento da cafeicultura com a melhoria da qualidade e da produtividade do café, minimizando os custos de produção e aumentando a renda dos cafeicultores”, explicou.
As inscrições custam R$ 20 e estão sendo feitas na cantina central da UFLA e na sede do NECAF, no Setor de Cafeicultura da universidade. A expectativa dos organizadores é que, repetindo as edições anteriores, cerca de 300 pessoas prestigiem o evento no Salão de Convenções. “A cada ano o evento cresce em número e participantes, que buscam atualizar e inovar os seus conhecimentos no que diz respeito à cultura do café”, complementou João Marcos Lara.
O IX Ciclo de Palestras em Cafeicultura é uma iniciativa do NECAF e conta com o apoio da UFLA, da Epamig, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), do Polo de Excelência do Café e do Rehagro.
Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do e-mail necaf.ufla@hotmail.com ou pelo telefone (35) 3829-1311. Confira a programação completa:
Dia 4
17h30 – Cadastro e abertura
18h – Reconhecimento, Prejuízos, Monitoramento e Controle de Pragas do Cafeeiro. Pesquisador Júlio César de Souza – Epamig
19h30 – Coffee-break
20h – Fatores Determinantes para o Sucesso da Atividade Cafeeira. Eng. Agrônomo Eduardo Diniz – Coordenador de Agricultura – Rehagro
Dia 5
18h – Sustentabilidade e Boas Práticas no Manejo de Doenças do Cafeeiro. Pesquisador Edson Ampélio Pozza – UFLA
19h30 – Coffee-break
20h – Podas do Cafeeiro: Aspectos Práticos. Pesquisador Gladyston Rodrigues Carvalho – Epamig

Em visita ao Setor de Cafeicultura da UFLA, pesquisador da Epamig avalia proibição do inseticida Endosulfan no Brasil

janeiro 17th, 2013 by equipepec

Pesquisador Júlio César de Souza em visita ao Setor de Cafeicultura da UFLA
Por Fabio Alvarenga
O pesquisador e entomologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Júlio César de Souza, avaliou na última segunda-feira (7) os desdobramentos que a proibição do agrotóxico Endosulfan, a partir de 31 de julho de 2013, vai gerar na cafeicultura brasileira.
“Os cafeicultores estão vivendo um sério problema. O Endosulfan é o único produto eficiente no controle da broca-do-café. Por ser muito tóxico, foi proibido de ser produzido e comercializado no país. Mesmo eficiente no controle de inúmeras pragas na agricultura, a tendência é que todos os inseticidas de tarja vermelha, que são extremamente tóxicos, caiam em desuso. Mas alguns são ainda muito importantes, como os inseticidas fosforados remanescentes no mercado”, disse o pesquisador.
Júlio César complementou destacando a menor eficiência dos produtos que podem substituir o endosulfan atualmente. “Os inseticidas substitutos que atuam contra essa praga não apresentam a mesma eficiência do inseticida padrão endosulfan. Para completar a lista, dois novos inseticidas, do grupo das Diamidas Antranílicas, de eficiência igual à do endosulfan, aguardam registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento” explicou.
O inseticida endosulfan é usado desde a década de 70 e foi único inseticida eficiente no controle da broca-do-café (Hypothenemus hampeii). É um inseticida-acaricida aplicado também nas culturas de soja, algodão e cana de açúcar. O endosulfan foi proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por ser um produto fitossanitário extremamente tóxico, com a classe toxicológica I. É capaz de causar intoxicação na mão-de-obra envolvida em sua aplicação nas lavouras de café, principalmente com pulverizadores costais manuais, em pequenas lavouras adensadas e também naquelas implantadas em topografia acidentada que utilizam os mesmos equipamentos.
Broca-do-café é o nome vulgar da larva de um besouro de 1,65mm de comprimento que come e destroi as sementes do café. É uma praga exótica, estando presente em todos os países onde se cultiva o cafeeiro.
Em visita ao Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o entomologista explicou que a ocorrência do ciclo da broca (ovo, larva, pulpa e adulto) nas sementes dos frutos pode causar prejuízos qualitativos e quantitativos no café produzido.
“Os grandes prejuízos acontecem nas sementes. As larvas consomem as sementes e o produto perde qualidade. Além da perda em peso. Quanto maior a infestação, menor será o peso. O Brasil exporta café e o produtor vai perder financeiramente. É importante que o produtor evite que aconteça o ciclo da praga nas sementes dos frutos. fazendo o monitoramento.”, explicou o pesquisador.
Segundo o entomologista, o controle químico apenas para os talhões deve ser realizado ao se constatar 3% ou mais de frutos verdes broqueados. Na época de trânsito da broca, que se inicia aproximadamente 90 dias após a maior florada, em condições normais de entressafra seca adversa a sobrevivência e multiplicação do inseto nos frutos não colhidos, somente 30% a 40% das lavouras requerem controle químico.
O pesquisador destacou também a importância do monitoramento da broca-do-café. A análise expõe a real porcentagem de infestação do problema nos talhões do cafeeiro. Apenas os que tiverem o problema serão controlados quimicamente, racionalizando o uso do agrotóxico. Segundo o pesquisador, a planilha de monitoramento poderá ser obtida na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), na UFLA, no site da Epamig por meio do link: http://www.epamig.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=857 e nas cooperativas de café.

Governador de Minas assina decreto que regulamenta o Fundo Estadual do Café

dezembro 20th, 2012 by equipepec
.
Secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo e o gerente do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão durante o 9º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Por Fabio Alvarenga
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou no último dia 11 de dezembro, na cidade administrativa, sede oficial do Governo do Estado, o decreto-lei que institui o Fundo Estadual do Café (Fecafé). A intenção é que até o final de 2014 sejam investidos R$ 100 milhões de reais, apenas com recurso estaduais.
O objetivo do governo é contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do café no estado. O Fecafé será administrado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e contará com recursos reembolsáveis, para projetos individuais, e não reembolsáveis, para projetos de interesse coletivo.
A assinatura ocorreu durante a cerimônia de encerramento do 9º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, evento organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Seapa, Polo de Excelência do Café, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Sindicato da Indústria de Café de Minas Gerais (Sindicafé-MG), Centro de Excelência do Café e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado, no sul de Minas.
Neste ano, foram inscritas 1428 amostras do produto, das lavouras localizadas nas quatro regiões cafeeiras: Sul de Minas, Cerrado, Chapadas de Minas e Matas de Minas. No leilão do concurso, a saca de 60 kg da vencedora na categoria natural - Amélia Ferracioli Delarisse, de Patrocínio,no Cerrado Mineiro, foi vendida por R$ 2.500. Já o vencedor da categoria cereja descascado foi José Alexandre Abreu de Lacerda, de Espera Feliz, da região das Matas de Minas.
O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, marcou presença no evento. Também presente à cerimônia, o gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, destacou a importância de se agregar valor à qualidade de café produzido no estado. O Polo tem desempenhado a articulação entre governo, universidades e empresas, no sentido de incentivar projetos inovadores para o café do Estado de Minas.

INCT Café reúne pesquisadores para aprimorar e integrar o melhoramento clássico e molecular do cafeeiro

dezembro 19th, 2012 by equipepec
Pesquisadores participam de reunião na sede do IAC em Campinas
Por Fabio Alvarenga
Com o intuito de aprimorar e integrar o melhoramento clássico e molecular do cafeeiro, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café) realizou uma reunião com diversos pesquisadores nos últimos dias 11 e 12 de novembro, na sede do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, São Paulo.
Estiveram presentes no encontro representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Agronômico de Campinas(IAC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).
Durante o encontro, uma das propostas de investimento apresentadas e voltadas para a espécie Coffea arabica, foi feita por pesquisadores da UFLA, UFV, Epamig e Embrapa, e envolve a caracterização do germoplasma, a seleção assistida e a seleção genômica ampla.
Outra proposta oriunda do IAC, da Embrapa e do IAPAR, foi a análise da variação genômica por meio de material genético sequenciado. Já a terceira proposta de investimento, feita para a espécie Coffea canephora e idealizada pelo Incaper e pela Embrapa, consiste na seleção genômica ampla e no fingerprinting, que é uma técnica para identificação dos clones, por meio do DNA.
O coordenador do INCT Café, Mário Lúcio Vilela de Resende, ressaltou que o melhoramento genético do cafeeiro é uma das cinco grandes metas do INCT Café. Ele destacou ainda a importância da reunião e da tentativa de formação de uma rede integrada de pesquisa clássica e molecular, bem como a priorização de recursos para que esta interação possa gerar novos produtos biotecnológicos, visando fortalecer a cadeia produtiva do café.

Bureau de Inteligência do Café lança segundo “Relatório Internacional de Tendências do Café”.

dezembro 11th, 2012 by equipepec
O relatório publicado pela equipe do Bureau de Inteligência do Café no mês de novembro apresenta tendências mundiais da produção, indústria, varejo e consumo do café com análises feitas a partir do mapeamento diário de notícias do mundo todo. Este projeto está incluído na meta 5 no INCT Café ( Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café), que inclui a informação mercadológica como diferencial para o desenvolvimento com qualidade da comercialização no setor cafeeiro.
Novas tecnologias, ações de marketing e tendências mundiais do consumo do café são priorizadas no relatório que constrói uma análise qualitativa do setor. O objetivo é oferecer uma proposta adicional aos dados quantitativos para antecipar tendências globais do mercado cafeeiro e desenvolver o potencial dos produtores, pesquisadores e empresários do café no Brasil.
As informações do relatório avaliam os prováveis impactos de longo-prazo, pois tratam-se de tendências mundiais baseadas na análise dos acontecimentos do setor em todo o mundo, trazendo para o Brasil as melhores práticas internacionais, incentivando a indústria nacional.
Todo o conteúdo gerado pelo Bureau de Inteligência do Café estimula a interação com os leitores. Busca-se o feedback em relação às informações analisadas para que possam sempre trazer resultados satisfatórios no futuro. A equipe que trabalha na construção do Relatório de Tendências, busca cruzar informações quantitativas e qualitativas para gerar conhecimentos de impacto.
O Bureau de Inteligência do Café é um projeto financiado pela FAPEMIG ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) através do Polo de Excelência do Café  com interveniência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os trabalhos são desenvolvidos dentro do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Acesse o relatório clicando AQUI.

Ação de internacionalização do INCT Café traz pesquisadora portuguesa para aprofundar estudos sobre o café

dezembro 10th, 2012 by equipepec

Coordenador do INCT Café Mário Lúcio Vilela de Resende conversa com a pesquisadora Leonor Guimarães do CIFC de Portugal durante a palestra da portuguesa
Por Fabio Alvarenga
Com o intuito de desenvolver a internacionalização da pesquisa cafeeira, o INCT Café (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café) promoveu no dia 29 de novembro no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) uma palestra com a Dra. Leonor Guimarães, pesquisadora do CIFC (Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro) do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) de Portugal.
De acordo com o coordenador do INCT Café, professor Mário Lúcio Vilela de Resende, a visita técnica da Dra. Leonor Guimarães faz parte do esforço de internacionalização do instituto, no contexto da UFLA e da Universidade Federal de Viçosa, entre outras instituições que fazem parte do INCT Café.
“A Dra. Leonor tem uma vasta bagagem na parte de mecanismo de resistência da ferrugem do cafeeiro e tem interagido muito bem conosco. Virá ao Brasil pelo menos uma vez por ano trazendo seus conhecimentos”, disse o coordenador.
Além da palestra, a pesquisadora fez uma visita técnica à UFLA, de 26 a 30 de novembro, demonstrou técnicas e experiências no Laboratório de Fisiologia do Parasitismo, Laboratório Central de Biologia Molecular e Laboratório de Sementes Florestais.
Ainda segundo o professor Mário Lúcio, o intercâmbio ocorrerá nos dois sentidos já que estudantes de Doutorado da universidade irão para Portugal. “É um processo de mão-dupla. Estaremos enviando alunos para fazer doutorado na Universidade de Lisboa”, complementou.
Na palestra “Análise proteômica: o case café”, a pesquisadora portuguesa abordou a análise proteômica do fungo Hemileia vastatrix, o causador da Ferrugem Alaranjada, uma das principais doenças do cafeeiro. A pesquisadora ressaltou o objetivo do seu trabalho no instituto.
“O CIFC só existe porque os países produtores de café estão interessados no nosso trabalho. Nosso trabalho é exclusivamente internacional. E para nós é fundamental a vinda, conhecer o local, as pessoas, as dificuldades. Só assim poderemos fazer um trabalho com qualidade e que sirva para os países produtores de café”, disse Guimarães.
A Dra. Leonor explicou ainda que em Portugal não há cultivo de café, o que torna mais segura a manipulação dos mais variados tipos de ferrugem do cafeeiro. Segundo ela, o CIFC é o único instituto de pesquisa do mundo que possui todas as 45 raças de ferrugem.

Pesquisadores brasileiros financiados pelo INCT Café participam de Conferência na Costa Rica

dezembro 6th, 2012 by equipepec

Pesquisadores presentes na 24ª Conferência Internacional de Ciência do Café na Costa Rica
Por Fabio Alvarenga
Com o objetivo de alcançar a meta da internacionalização, o INCT Café (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café) financiou a participação de sete pesquisadores brasileiros na 24ª Conferência Internacional de Ciência do Café, realizada em novembro em San José, capital da Costa Rica.
Estiveram presentes por meio do INCT Café os pesquisadores Antonio Chalfun Júnior, Renato Paiva e José Donizeti Alves da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Eveline Caixeta, Stella Veiga da Rosa e Carlos Henrique Siqueira de Carvalho da Embrapa Café e Gerson Silva Giomo do Instituto Agronômico (IAC).
Além da parte científica do congresso, os professores Antônio Chalfun Júnior e Renato Paiva participaram de reuniões para ampliar a parceria da UFLA com o Instituto do Café da Costa Rica (Icafé), em áreas estratégicas que poderão disseminar o conhecimento pelo mundo.
O evento é realizado a cada dois anos e pela primeira vez teve como sede a América Central. O Instituto do Café da Costa Rica (Icafé) e os agentes do Programa Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (América Central) foram os anfitriões desta edição.
O congresso é uma ação da Associação Internacional da Ciência do Café (Asic) e contou com cerca de 500 participantes, entre eles 90 brasileiros.

Coordenador do INCT Café participa de encontro com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos

dezembro 3rd, 2012 by equipepec
Professor Renato Paiva, embaixador Mauro Vieira, coordenador do INCT Café Mário Lúcio Vilela de Resende e professor Antonio Chalfun Junior na embaixada Brasileira em Washington
Por Fabio Alvarenga
O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), professor Mário Lúcio Vilela de Resende, participou de um encontro no último dia 15 com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Mauro Vieira, na embaixada brasileira em Washington, capital norte-americana.
Além dele, estavam presentes na reunião, o diretor de Relações Internacionais da UFLA (Universidade Federal de Lavras), professor AntonioChalfun Junior e o diretor da Editora UFLA, professor Renato Paiva.
Durante o encontro, a cafeicultura nacional foi um dos temas tratados. De acordo com o professor Mário Lúcio, o embaixador Mauro Vieira demonstrou muito conhecimento sobre a atual situação do café no Brasil.
“O embaixador se mostrou um exímio conhecedor dos problemas da cafeicultura nacional. Para ele, qualidade e marketing do café brasileiro são essenciais para ganharmos mercado, não só nos Estados Unidos, como na Europa e na Ásia”, explicou o coordenador do INCT Café.
O embaixador também foi presenteado com livros de divulgação da UFLA e da região, bem como com amostras de café de diferentes regiões produtoras de Minas Gerais.
Além da reunião em Washington, o coordenador do INCT Café esteve durante 13 dias em missão internacional para aprofundar o intercâmbio acadêmico e científico do Programa Ciência sem Fronteiras, a convite da presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com apoio financeiro da Universidade Federal de Lavras.  O coordenador visitou várias universidades no Sul dos Estados Unidos, destacando o especial interesse da Universidade Texas A&M, em receber bolsistas de pós-graduação, via INCT-Café.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário