terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

POTÊNCIA E RISCO



O Brasil tem 65 milhões de usuários do Facebook. É o segundo maior mercado do mundo desse serviço, depois dos EUA. O país reúne também o maior número de visitantes do YouTube fora do mercado norte-americano. E se transformou em um dos cinco principais usuários do Twiter do planeta. Em média, o brasileiro dedicou  535 minutos mensais de seu tempo ao Facebook entre janeiro e setembro de 2012. Um aumento de 208% em relação a igual período de 2011.Na média mundial o que se viu foi uma queda de 2% na mesma base de comparação. O tempo médio dedicado  ao YouTube por visitante brasileiro cresceu 5%,embora tenha caído 3% na média mundial. Os dados da pesquisa realizada pela Socialbackers, divulgados pelo Wall Street Journal, não são garantia de melhor qualidade de informação. Pode até ocorrer o oposto se a produção de conteúdo digital no país for dominada pelos mesmos interesses que hoje monopolizam os meios convencionais de informação e da indústria cultural. O filósofo Vladimir Safatle lembra em artigo desta 3ª feira, na Folha, que esses mesmos interesses conseguiram produzir um país no qual, em pleno século XXI, 72,5% das escolas públicas  simplesmente não têm bibliotecas. E das 7.284 escolas construídas a partir de 2008, apenas 19,4% têm algo parecido com isso. Mesmo em São Paulo, o Estado mais rico da Federação, 85% das escolas públicas são desprovidas desse equipamento básico. Ou seja, um número pior do que a média nacional. A ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário