quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quanto você gasta com energia elétrica?



IMAGEM DE DESTAQUEOs eletrodomésticos da linha branca já foram os vilões do gasto energético residencial. Hoje, eles estão mais econômicos, mas ainda precisam ser escolhidos com atenção. Nesta reportagem, informamos quanto esses e outros aparelhos usados na cozinha e na lavanderia consomem de energia, e sugerimos algumas medidas que podem baratear a conta de luz.

Oano de 2013 começou com a promessa de que as contas de luz ficarão mais baratas, com redução de quase 20% nas tarifas. Mas se engana quem acredita que esse é um sinal verde para ligar todos os aparelhos domésticos ao mesmo tempo. O motivo para não se fazer isso é simples: a redução somente fará diferença de verdade na conta de luz se o consumo não aumentar.

Para quem está renovando a casa, a dica é prestar atenção na hora da compra. A etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) – que é obrigatório para fogões e fornos a gás; lavadoras de roupas; refrigeradores e congeladores; e fornos de micro-ondas – é um bom indicativo de eficiência energética; produtos que a apresentam foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e classificados de “A” a “E”: os que recebem a primeira letra do alfabeto economizam mais energia, e os que recebem a letra “E” consomem mais. Os aparelhos “nota A” são marcados também com o selo Procel. Segundo Marcos Borges, coordenador do PBE, é possível economizar cerca de R$ 300 por ano com a troca de apenas três eletrodomésticos “E” por outros “A”: refrigerador, condicionador de ar e ventilador.

Quem não pretende comprar eletrodomésticos novos tão cedo também pode economizar. Nas próximas páginas, informamos o consumo médio dos principais aparelhos usados na cozinha e na lavanderia e damos dicas de como reduzir os gastos. Na edição de março, informaremos quanto os aparelhos eletroeletrônicos usados na sala, no quarto e no banheiro consomem de energia.

IMAGEM DE DESTAQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário