segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Redução da violência no trânsito depende da fiscalização e da conscientização do motorista, afirma Dilma



Café com a presidenta
A presidenta Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidentadesta segunda-feira (11), falou sobre a segurança no trânsito durante o carnaval, e a importância nas mudanças da fiscalização sobre quem mistura bebida alcoólica e direção, que ficou mais rigorosa. Dilma lembrou que, de cada cinco acidentes na estradas brasileiras, um é provocado por motorista sob o efeito do álcool.
“Por isso, é tolerância zero para quem misturar bebida com direção de automóvel ou direção de moto. (…) Com a nova Lei Seca, qualquer quantidade de álcool ingerida pelo motorista é considerada infração gravíssima. (…) Isso significa que quem for pego dirigindo depois de beber vai pagar uma multa de R$ 1.915,00 e ainda vai ter a Carteira de Motorista suspensa por um ano. Dependendo do nível alcoólico, Luciano, o motorista pode até ser preso”, avisa.
Segundo a presidenta, os motoristas podem pensar que a ingestão de um chope, uma cerveja ou uma taça de vinho não causa problema, mas isso torna os reflexos muito mais lentos, tirando a agilidade ao usar os freios, por exemplo. Para Dilma, boa parte dos brasileiros precisa mudar de postura no trânsito, passando a dirigir com mais cautela, evitando também o excesso de velocidade, as ultrapassagens perigosas e a desobediência à sinalização.
“É por isso, que nós lançamos o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, o Parada. (…) O nosso objetivo é justamente incentivar os brasileiros a mudar o comportamento no trânsito, não consumir álcool antes de dirigir, não dirigir em alta velocidade e não usar o celular enquanto está no volante. (…) Eu quero propor aos nossos foliões um pacto por um Carnaval seguro. Aproveite bem, divirta-se, curta, mas com cuidado e com responsabilidade!”, finaliza.
Confira a íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário