segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Roda Viva entrevista hoje o urbanista Jorge Wilheim, que completa 60 anos de carreira


Roda Viva entrevista hoje o urbanista Jorge Wilheim, que completa 60 anos de carreira

Convidado para o Roda Viva desta segunda (4), Jorge Wilheim falará sobre os problemas urbanísticos de metrópoles como São Paulo e os rumos da arquitetura no Brasil e no mundo. Nascido em Triestre, Itália, ele elaborou mais de vinte planos diretores de cidades brasileiras, foi consultor do governo para os Jogos Olímpicos de 2016 e liderou o consórcio que elaborou os estudos urbanísticos para as estações do Trem de Alta Velocidade.

São Paulo - O Vale do Anhangabaú, o Pátio do Colégio e o Parque Anhembi não seriam os mesmos sem ele. E como seria São Paulo sem o seu Plano Diretor? Em 2013, o homem por trás de emblemáticos projetos e obras da cidade, Jorge Wilheim, completa 60 anos de carreira como um dos mais importantes e visionários urbanistas brasileiros.

Convidado para o Roda Viva desta segunda-feira (4), do centro do programa, Wilheim falará, entre outros assuntos, sobre os problemas urbanísticos de metrópoles como São Paulo e os rumos da arquitetura no Brasil e no mundo. A entrevista terá transmissão ao vivo a partir das 22h, na TV Cultura e na internet em cmais.com.br/aovivo.

Wilheim nasceu em 1928, na cidade italiana de Trieste. Em 60 anos de carreira, consolidou-se como um dos principais urbanistas brasileiros, atuando também como administrador público e escritor. Da sua prancheta saíram projetos importantes, como o Complexo do Parque Anhembi, a sede do clube A Hebraica, o Sesi-Vila Leopoldina e a maternidade do Hospital Albert Einstein.

No campo político, foi secretário de economia e planejamento do Estado de São Paulo, no pleito do governador Paulo Egydio Martins; secretário municipal de planejamento duas vezes, nas gestões Mário Covas e Marta Suplicy; e secretário estadual do meio-ambiente durante o governo de Orestes Quércia. Liderou a elaboração do atual Plano Diretor Estratégico e dos 31 Planos das subprefeituras de São Paulo. 

Colaborou com grandes projetos urbanos, como a revitalização do Centro Histórico, as reurbanizações do Pátio do Colégio e do Vale do Anhangabaú e elaborou mais de vinte planos diretores de cidades brasileiras, dentre elas Curitiba (PR), Goiânia GO (e Campinas (SP). Nomeado secretário geral adjunto, foi responsável pela montagem e articulação da Conferência Habitat 2 da ONU (Istambul, 1996), evento global dedicado ao futuro das cidades. 

É autor de 10 livros sobre vida urbana, publicados por diferentes editoras de São Paulo, Buenos Aires e Londres. Sua obra mais recente é São Paulo: uma interpretação (Editora SENAC), premiada pela Academia Paulista de História na categoria Melhor Livro Publicado em 2011 sobre São Paulo. Recentemente, foi consultor do Ministério dos Esportes para os Jogos Olímpicos de 2016 e liderou o Consórcio que elaborou os Estudos Urbanísticos para as estações do TAV-Trem de Alta Velocidade. Atualmente comanda seu escritório de arquitetura e, entre vários projetos, trabalha como coordenador técnico do consórcio que venceu a licitação da Operação Urbana Rio Verde-Jacu, em São Paulo.

Para esta edição, o Roda Viva conta com os seguintes entrevistadores: Raquel Rolnik (professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada), Luciana Garbin (editora do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo), Vladimir Safatle (professor do departamento de filosofia e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo), Fabíola Cidral (apresentadora da rádio CBN) e Evandro Spinelli (repórter do caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo). O Roda Viva também tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

Roda Viva entrevista Jorge Wilheim

04/02 | segunda-feira | às 22h | Roda Viva | TV Cultura
Com Mario Sergio Conti, Raquel Rolnik, Luciana Garbin, Vladimir Safatle, Fabíola Cidral e Evandro Spinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário