terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sociedade civil discute documento para a criação da Aliança Continental pela Soberania Alimentar



Santiago do Chile, 30 de janeiro de 2013 - Defender a terra, a reforma agrária, o uso de práticas agroecológicas, a conservação da biodiversidade e das sementes tradicionais, lutar pelas questões laborais de trabalhadores rurais, tratar do tema juventude rural, do direito humano.

Estes são alguns pontos discutidos por representantes da sociedade civil para integrar as linhas de ações da  Aliança Continental pela Soberania Alimentar, que será constituída em assembleia marcada para o mês de maio, na Colômbia. Esta Aliança será formada por ampla representação de organizações da sociedade civil da América Latina e Caribe com o objetivo de articulação política e diálogo entre os diversos movimentos sociais da Região. 
Segundo o representante da organização Mecanismo da Sociedade Civil (MSC) do Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA, siglas em inglês), Erminsu David, 17 redes sub-regionais e regionais foram identificadas e farão parte da Aliança Continental. 

Para ele, a formação da Aliança é importante pois “articula as diferentes redes da sociedade civil, fortalecendo algumas que estavam enfraquecidas e, assim, trazendo uma força política para a Região”. “Favorece o diálogo entre dirigentes e junto a governos nacionais e espaços internacionais”, explica.

Esta semana, Ermisu David  e outros integrantes do comitê provisório de constituição da Aliança reuniram-se na cidade de Santiago, no Chile, com representantes da sociedade civil da América do Sul, para discutir princípios, fundamentos, linhas de ação que integrarão a constituição da Aliança. Esta mesma reunião acontecerá em fevereiro, no Panamá, com os representantes da sociedade civil da Mesoamérica e Caribe.

Assembleia

De acordo com a coordenadora do projeto para fortalecimento do diálogo com a sociedade civil, Duclair Sternadt, está prevista a participação de aproximadamente 150 líderes rurais da América Latina e Caribe na assembleia que ocorrerá na Colômbia.
Ela reiterou que "todo o trabalho da FAO com a Aliança será realizado de forma transparente e dialogada com seus representantes, sempre respeitando a autonomia e a independência dos movimentos sociais".

A ideia  de criar a Aliança Continental pela Soberania Alimentar surgiu durante a Conferência Especial pela Soberania Alimentar dos Movimentos Sociais na América Latina e no Caribe, realizada no inicio de 2012, dias antes da Conferencia Regional da FAO, em Buenos Aires. Naquela ocasião,  participaram aproximadamente 150 líderes da região e, desde então, foram realizados vários encontros para discutir  um plano de trabalhopara a Aliança. 


Capacitação

De forma complementar a constituição da Aliança, também esta previsto a capacitação de 390 líderes na Região durante 2013. Os cursos têm previsão para iniciar no mês de maio. Essa atividade esta contemplada dentro do Programa de Formação de Líderes Rurais realizado por FAO desde 2009.


Mais informações:

Palova Souza: palova.souza@fao.org
(562) 2923 2155

Cooperação Internacional Brasil-FAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário