sábado, 2 de março de 2013

Encontro sobre ativismo digital Conectándonos 2013 é realizado em Cusco



Adital
De 21 a 23 de fevereiro foi realizado em Cusco o encontro de ativistas digitais Conectándonos Perú 2013. Organizado pelo Global Voices Online com o apoio de Hivos, o encontro reuniu jovens usuários e usuárias de redes sociais e meios cidadãos de diferentes comunidades de todo o Peru, que após um processo de foram selecionados para representar suas organizações e regiões.
Os objetivos do encontro foram: fortalecer as redes e o intercâmbio entre os jovens usando os meios digitais para uma mudança social; desenvolver líderes dentro destas comunidades menos representadas que contam com o compromisso de compartilhar experiências e conhecimento, e aprofundar a conversação sobre a necessidade de uma maior diversidade e representatividade no espaço digital peruano.
Durante os três dias de encontro os facilitadores: Roberto Bustamante, Marco Sifuentes, Irma Álvarez, Marco Moscoso y Carlos Correaforneceram estratégias para organizar campanhas para a mudança social através de redes como o blog, Facebook e Twitter, linguagem para a internet, direitos do autor na web, estratégias de medição, gravação e edição de vídeo e áudio para podcasts, privacidade e segurança nas redes, entre outros.
O encontro foi dirigido a jovens usuários/as peruanos/as de redes sociais e meios cidadãos que estão aproveitando a Internet e suas distintas ferramentas para promover mudanças em suas comunidades e preferencialmente que façam parte destas comunidades sub-representadas no espaço digital peruano.
Os convocados para o encontro se organizaram em grupos de seis e apresentaram seus projetos no último dia. Os três melhores projetos receberam fundos para sua implementação.
1º prêmio: projeto "Que no”. Para lutar contra a discriminação e estigmatização da diversidade sexual, inclui ações na rede com spots, vídeos e imagens criativas.
2° prêmio: projeto "Guachimán” a ser realizado em Trujillo para exigir processos de transparência pública contra as ações das autoridades para a violência e insegurança na cidade.
3° prêmio: Sho’nté Yeñótañ, Yachayninchikkuna (Nossos Saberes) projeto que revaloriza os conhecimentos de comunidades indígenas com o uso de línguas nativas através da difusão por redes sociais.
Fonte: Ciudadaniasx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário