terça-feira, 5 de março de 2013

MAB realiza primeiro encontro estadual no Paraná


04.03.13
 - Brasil

 
Adital
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza, entre os dias 13 e 15 de março, o primeiro Encontro Estadual das Populações Atingidas por Barragens do estado do Paraná. O evento acontecerá no Salão Paroquial São Francisco de Assis e prevê a participação de 350 pessoas, entre militantes e parceiros.
O encontro tem como objetivos aprofundar a compreensão em torno do modelo energético brasileiro, avançar na aliança operária e camponesa para a energia, estimular processos de organização e luta em defesa da água e da energia como bem público, definir a pauta dos atingidos por barragens do estado, fortalecer o debate em torno da política de direitos das populações atingidas por barragens e, por fim, preparar e animar os militantes para o Encontro Nacional do MAB.
Desafios do Estado
Atualmente, existe um potencial para 200 projetos de barragens no estado do Paraná. Levando em consideração somente a área alagada atualmente por construção de hidrelétricas no estado, há aproximadamente 260 mil hectares, o suficiente para garantir assentamentos a todas as famílias sem-terra, atualmente, do estado do Paraná.
"Todas as regiões e bacias serão palco de disputa e de cobiça dos grupos econômicos”, afirma Robson Formica, que é um dos coordenadores do Movimento no estado. "No entanto, os trabalhadores continuarão mobilizados, lutando em defesa dos territórios, do meio ambiente e por seus direitos”, finalizou Formica.
Encontro Nacional
O Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens vai ocorrer entre os dias 3 e 7 de junho na cidade de São Paulo. O objetivo é reunir cerca de 4 mil atingidos e atingidas por barragens para lutar por um novo modelo energético popular e fortalecer a aliança com os trabalhadores do setor elétrico e da cidade. "O Encontro Estadual do Paraná será uma grande oportunidade para fazer o lançamento do Encontro Nacional”, aponta o coordenador estadual. A ideia é divulgar o encontro para amigos e aliados e animar o povo do estado para a participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário