Cerca de 80% das
famílias incluídas no público inicial do processo atualizaram
as informações cadastrais e permanecem no Programa Bolsa Família
Chega ao fim, neste
mês, a Revisão Cadastral de 2013. O público inicial, identificado em janeiro
do ano passado, somava cerca de 2,8 milhões de famílias beneficiárias do
Programa Bolsa Família (PBF), que precisavam atualizar as informações no
Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).
Para as que não fizeram essa atualização, dentro dos prazos estipulados,
foram realizados comandos de bloqueio de benefício e, posteriormente, de
cancelamento. No total, 600 mil famílias tiveram comandos de cancelamento —
21% do público inicial.
A Revisão Cadastral
é uma ação periódica do Programa Bolsa Família. O público é extraído da
seguinte forma: na Folha de Pagamentos de janeiro, identificam-se as famílias
que, no mês anterior (dezembro), completaram dois anos ou mais sem atualizar
o cadastro. Assim, em janeiro de 2013, o Ministério do Desenvolvimento Social
e Combate à Fome (MDS) listou as famílias que não haviam atualizado seus
dados desde dezembro de 2010.
Para esse grupo,
houve um primeiro ciclo de atualizações, cujo prazo se encerrou em dezembro
do ano passado. Entre janeiro e fevereiro de 2014, foram realizados mais de
700 mil bloqueios de benefícios do PBF. As famílias com benefícios bloqueados
tiveram novo prazo para atualizar as informações cadastrais. Para aquelas
que, mesmo após o bloqueio, não fizeram a atualização, ou nos casos de
famílias em que a renda familiar por pessoa ultrapassou os limites do PBF,
foram comandados os cancelamentos. Os 600 mil comandos de cancelamento
ocorreram em março e abril de 2014, concluindo o processo da Revisão
Cadastral de 2013.
O fato de que cerca
de 80% das famílias do público inicial tenham atualizado o cadastro e
permanecido no Bolsa Família demonstra o empenho e o comprometimento das
Gestões Municipais na busca ativa para atualização e atendimento dos
beneficiários do PBF. A lista, por município, das famílias que tiveram
comando de cancelamento de benefícios está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa
Família (SIGPBF).
Reversão de
cancelamento
Atenção: as famílias que
não atualizaram os dados cadastrais, até o último dia 21 de março, poderão
retornar ao PBF, caso mantenham o perfil para atendimento. Para isso, a
Gestão Municipal deverá atualizar o cadastro e comandar a reversão do
cancelamento dos benefícios no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).
É importante estar
atento ao prazo-limite para o comando da reversão de cancelamento: a
família que estiver no perfil do Programa Bolsa Família poderá voltar a
receber o benefício caso a reversão de cancelamento seja feita no prazo máximo
de seis meses após a data do cancelamento.
Depois desse prazo,
as famílias só podem retornar ao PBF passando por novo processo de
habilitação e concessão de benefícios, procedimentos realizados mensalmente
pelo MDS e que considera todas as famílias com perfil para entrada no Bolsa
Família.
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